domingo, 29 de janeiro de 2017

Como usar Avira USSD Exploit Blocker para prevenir ataques USSD no Android

O aplicativo Avira USSD Exploit Blocker permite proteger dispositivos Android contra os ataques à distância USSD (Unstructured Supplementary Service Data). Ele estádisposível aqui

USSD (Serviço complementar, norma de transição de informação dos canais GSM pré-pagos - é um vetor de ataques nas plataformas (a partir de OS Android 4.0). Uma vulnerabilidade que permite aos piratas informáticos tomar o controle à distância dos smartphones. Eles podem, assim, apagar os dados à distância, fazer chamadas para números com tarifas mais caras. 

A vulnerabilidade USSD serve-se de códigos de numeração especial, por exemplo * # 06 # para exibir o número IMEI de um telefone. O smartphone pode dessa forma ser manipulado à distância por SMS, por NFC ou mesmo via um link internet malicioso para bloquear o cartão SIM do telefone ou reinicializar o smartphone, apagando à distância todos seus dados: "Via o envio de um código especial, todas as chamadas recebidas podem ser dirigidas para um número de tarifa mais cara, o usuário terá que suportar os custos de comunicação, e isto será contra sua vontade, evidentemente" explica o editor. 

O app Avira bloqueia os códigos USSD e pode desativar o cartão SIM, ou executar a reinicialização deste. 

via http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário