domingo, 29 de janeiro de 2017

Webmaster: Escolher um bom editor

Existem vários editores, em modo código ou em WYSIWYG (o software codifica para você), bons e não tão bons. O objetivo desta dica é te ajudar a evitar editores que codificam de qualquer maneira e, assim, escolher editores que façam códigos válidos, claros e legíveis. Alguns são gratuitos e outros pagos; alguns são Open Source e outros não. Esta lista será, com certeza, subjetiva mas, aprovada por vários webmasters e/ou codificadores.

Editores a evitar

Frontpage

O Frontpage gera códigos inválidos, ou seja, tags em maiúsculo, propriedades proprietários (não-padrão, inválidos e não funcionam em todos os navegadores). 
Word

Quem disse que o Word é um editor? Ele coloca tabelas em todos os lugares e fecha as tags no sentido errado. 
Publisher

Idem. Publisher não é um software para criar websites. 

Editores recomendados

Editores WYSIWYG

Os editores "What You See Is What You Get" te ajudam a criar páginas web como um processador de textos. 
Dreamweaver

Na minha opinião, Dreamweaver é o melhor WYSIWYG. É o que gera o código mais apropriado em modo criação e o autopreenchimento das marcações e atributos em modo código, é apreciável. Mas, obviamente, o preço é correspondente. Se você não precisa, realmente, de um software profissional, um gratuito pode ser adequado o suficiente. 

Web Expert

Editor WYSIWYG, pago e caro. Ele gera um código claro, mas seu navegador interno é insuficiente. Web Expert é bem completo. 

Nvu/Kompozer

Com dois nomes diferentes, encontramos dois projetos baseados no Mozilla Composer. 
Nvu foi o primeiro a aparecer, mas o seu desenvolvimento foi suspenso e uma série de defeitos foram apontados por usuários experientes. 

Apesar disso, nem tudo está perdido e o projeto "não oficial" do Kompozer apareceu e recomendamos escolher esta nova versão do editor que, segundo ele, continua em desenvolvimento, corrige os bugs do Nvu e fornece novos recursos ao editor. 

Existe um tutorial do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias de Educação. 

Amaya

Este é um outro editor web que segue os padrões criado pelo W3C, gratuito e Open Source. Ele é, sem dúvida, um dos mais simples de usar, muito conveniente para os iniciantes.
Editores em modo código

Notepad++

Notepad++ é um editor de código fonte que suporta várias linguagens. Ele utiliza o mesmo componente que o SciTE (Scintilla) e oferece a possibilidade de autopreenchimento de texto com algumas linguagens, propondo uma lista de funções de base bem úteis. Tudo é configurável e a sintaxe padrão é muito relevante. Ele é distribuído gratuitamente sob licença GPL.

PSPad

Excelente editor em modo código no Windows. Possui várias características e detalhes práticos. Além disso, ele é bem leve. Parece muito com o Notepad++. Podemos adicionar extensões, disponíveis no site oficial. Gratuito, mas proprietário (PPL). 

Ele integra Tidy (para a verificação e correção do código HTML), assim como diversas ferramentas específicas HTML: compressão do código HTML, reformatagem, tubo de cor com inserção do código RGB, reformatagem CSS, importação CSV para o HTML, etc. 

A sintaxe pode levar em conta várias linguagens na mesma página: HTML, php, Javascript, etc.

SciTE

Excelente, leve, simples e eficaz (gratuito). Bluefish também é bom com o Linux.
Downloads

Dreamweaver (site oficial) 
Nvu 
Kompozer (site "não" oficial) 
Kompozer 
Amaya 
PSPad 
Notepad++ 
SciTE (site oficial)

Fonte http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário