segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Escolher uma imagem e otimizá-la para o seu site profissional

Para exibir corretamente e com qualidade as imagens de seu site Internet profissional, a escolha do formato deve ser realizada em função de sua utilização. 

Como escolher um formato

Na Internet, somente três formatos são atualmente reconhecidos e corretamente exibidos pelos navegadores: o JPEG, o GIF e o PNG. Para um melhor resultado visual, alguns destes formatos de imagens são mais recomendados de acordo com a utilização que você quer fazer (logo, foto, ícone) bem como as características de sua imagem (tamanho, qualidade, peso). 

Para uma imagem tem um texto: o PNG

Este formato fornece uma imagem perfeitamente clara que não comporta nenhuma deterioração, mesmo se você decide reduzi-la. Ao contrário, o formato JPEG vai deixar sua imagem mais borrada, às vezes fora de foco nas bordas, pois a passagem precipitada de uma cor a uma outra produz um efeito de dégradé sujo relativamente visível. Do lado do formato GIF, mesmo que a imagem tenha um bom resultado, o peso é desproporcionado o que condena sua utilização. 

Para uma imagem com transparência: o PNG

A transparência corresponde à opacidade da imagem. Esta técnica oferece a possibilidade de distinguir outros eventuais elementos gráficos presentes no plano de fundo. A utilização do PNG prevalece para este tipo de imagem, pois ele propõe um resultado aceitável. O GIF decepciona muito pela qualidade medíocre que ele afixa considerando que ele suporta poucos efeitos de transparência. Enfim, o formato JPEG é incompatível com a transparência 

Para um logo, um ícone, um desenho, um gráfico: o PNG ou o GIF

PNG oferece uma imagem de muito boa qualidade. A restrição das cores impostas pelo formato não tem efeito negativo sobra a imagem. Quanto ao JPEG, ele traduz igualmente uma imagem limpa, bem finalizada, mas seu peso é muito importante em relação aos dois formatos precedentes. 

Para uma fotografia, uma imagem de alta definição: o JPEG

JPEG é incontestavelmente o formato a privilegiar. Pelo seu largo painel de cores (16,7 milhões), ele oferece uma qualidade perfeita e um peso ideal para a Web. O GIF o melhor é deixar completamente de lado, pois ele vai degradar consideravelmente a qualidade da imagem. O PNG pode dar uma imagem de boa qualidade, mas seu peso será muito pesado para pretender inserir em uma página Web. 

Para uma animação: o GIF

Somente o GIF suporta as imagens animadas. 

Otimizar o peso de sua imagem para a web

Além a representação visual, otimizar idealmente sua imagem vai permitir que você ganhe de tempo na exibição de uma página Internet e vai reduzir o lugar que a imagem ocupa em seu servidor. Para lhe ajudar a manipular suas imagens, eis alguns conselhos práticos para usar corretamente o software de edição (manipulação) gratuito Gimp

Como trocar o formato de uma imagem

Assim que você abriu o Gimp, clique em Arquivo depois Abrir. Selecione sua imagem e valide. Clique novamente na aba Arquivo, depois Salvar com. Assim que a caixa de diálogo estiver aberta, clique em Selecionar o tipo de acordo com a extensão depois, na lista que se desenvolve, escolha o formato que você desejar. 

Como comprimir uma imagem

O que significa comprimir uma imagem? Comprimir ou campactar uma imagem permite deixá-la muito mais leve comparada ao seu peso inicial, ao suprimir os dados inúteis ou redundantes, mas ao mesmo tempo conservando as mesmas dimensões. 
Por quê? Uma imagem muito pesada em seu site web provocará lentidão na navegação e aumentará o tempo de carregamento de uma página em seu navegador. Antes de começar, saiba que a supressão de uma imagem JPEG pode às vezes ser destruidora para a sua qualidade. Ao contrário, o PNG e o GIF suportam a compactação sem perda de qualidade. 

Como fazer? Depois de ter seguido o mesmo procedimento que o precedente, em função do formato que você escolhe o método de compactação é um pouco diferente: 

JPEG: mova o cursor Qualidade. Marque a opção da pré-visualização, uma função permite a você visualizare as modificações feitas em tempo real. Prático para julgar a qualidade e determinar sua escolha. 
PNG: desloque o cursor Nível de compactação. Quanto mais o percentual é importante, mais a imagem será compactada. 
GIF: sem funcionalidade prevista. O GIF se compacta diminuindo o tamanho e a resolução da imagem. 

Como tratar a resolução e o tamanho

O que é? O tamanho corresponde à largura e a altura de sua imagem.. A resolução de uma imagem corresponde, quanto à ela, ao número de pontos para unidade da imagem, seja a relação entre o número de pixels seja as dimensões. 
Por quê? Pois a imagem é destinada à Web e uma resolução de 72 pixels por ponto é o suficiente. O tamanho depende por outro lado da utilização que você quer fazer da imagem. 

Como fazer? Assim que você abrir o Gimp, clique em Arquivo depois Abrir. Selecione sua imagem e valide. Clique em seguida na aba Imagem, depois Escala e tamanho da imagem . Quando a caixa de diálogo estiver aberta, escolha o tamanho que você deseja dar à sua imagem verificando que esta é expressa em pixels. Nos dois campos seguintes, insira a resolução de 72 pixels/in pelos eixos X e Y. Antes de validar, verifique se ela está expressa corretamente em pixels/in. 

Outras ferramentas gratuitas

A ferramenta Paint Net é uma boa alternativa.

Fonte http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário