Satoru Okada, que trabalhou como diretor geral da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nintendo antes de sair da empresa em 2012, contou algumas curiosidades à revista Retro Gamer (via Kotaku).
Além de ter mudado o rumo da história do Game Boy, Okada contou que ninguém da equipe gostou da ideia do Nintendo DS quando ela foi proposta. Se ela tivesse sido rejeitada, provavelmente a Nintendo teria produzido um sucessor do Game Boy Advance. Okada explicou que a sua equipe já estava começando a desenvolver um novo portátil com o nome de IRIS, e não havia planos de adicionar uma segunda tela.
"Depois do Game Boy Advance SP, estivemos trabalhando no modelo seguinte. O desenvolvimento do projeto, avançava a um bom ritmo quando algo inesperado aconteceu."
Segundo ele, o projeto só seguiu em frente porque Satoru Iwata, que naquele momento era presidente da Nintendo, tinha recebido uma chamada do seu antecessor, Hiroshi Yamauchi.
"O presidente Iwata veio ver-me," contou Okada. "E me disse o seguinte,'Falei com Yamauchi por telefone e ele acredita que o console deve ter duas telas, como o Game & Watch'. Todo mundo estava ciente disso, mas o que as pessoas não sabiam é que nessa altura todos odiávamos a ideia, até o próprio Iwata. Pra nós não fazia sentido".
Okada explicou que tentou mostrar a Iwata que esse modelo de console era errado, mas para o presidente o projeto do Nintendo DS era indestrutível.
Uma vez que o DS teria que competir na época com o PSP da Sony, o fato de ter uma segunda tela na parte inferior acabou oferecendo à Nintendo uma grande vantagem no mercado.
Enquanto o Nintendo DS vendeu 150 milhões de unidades, o PSP vendeu metade disso. Levando em conta o sucesso do console portátil da Nintendo, Okada não teve outra saída a não ser admitir o seu erro, "Iwata tinha razão ao rejeitar a minha ideia e a ideia de Yamuachi acabou trazendo excelentes resultados," concluiu na entrevista.Fonte: http://www.brasilgamer.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário