Batman: Return to Arkham é um jogo que melhora a performance ao rodar no PlayStation 4 Pro e mais nada. A Virtuos ativou um interruptor que permite o uso do poder CPU e GPU adicional do PS4 Pro. Os resultados são variáveis, como seria de esperar, e pobres, mas podem corrigir os problemas que tivemos na nossa análise no PS4 Pro - o que aconteceria se os jogadores tivessem a capacidade de permitir o uso de todos os recursos do Pro em jogos existentes no PS4?
A maioria dos jogos operam com um limite no frame - tradicionalmente 30fps ou 60fps - significando que o poder extra do Pro seria utilizado para estabilizar a performance onde o PS4 normal não consegue chegar ao alvo. As quedas e tearing em Project Cars desapareceriam, e as quedas para 20s em The Witcher 3 ficariam muito melhores. Não é muito, mas para os que dão valor à estabilidade da performance, é bom. O Xbox One S chegou com um ligeiro overclock na GPU que pode ajudar neste sentido - o PS4 Pro tem melhorias na GPU e CPU que podiam permitir muito mais.
Batman: Return to Arkham apresenta dois jogos e o primeiro, Arkham Asylum, opera com um inconsistente bloqueio a 30fps, enquanto Arkham City opera com um frame livre que pode ir a 60fps - esquema bizarro, se pensarmos que o primeiro exige menos dos recursos. As melhorias Pro escolhidas pela Virtuos não parecem ter exigido qualquer esforço. Arkham City não tem melhorias na resolução ou melhores efeitos. Apenas roda mais rápido, mas na verdade, é a variação dos aumentos que mais fascina.
O prólogo de Arkham City, onde Catwoman é capturada por Two-Face, apresenta uma melhoria dramática. Os frames que no PS4 normal estão em baixos 40s sobem para 60fps, e apenas vemos um frame perdido. Os resultados são similares aos que vimos nos jogos inFamous, Rise of the Tomb Raider e Knack, todos permitem performance desbloqueada sem melhorias visuais - o Pro pode apresentar 2.3x mais poder GPU, mas existem outros gargalos no sistema. Nenhum destes jogos aguenta 60fps fixos.
Seja o poder CPU, limitações no armazenamento IO ou na largura de banda da memória, desbloquear a GPU do Pro apenas para a performance não é o seu melhor uso, e a espantosa falta de otimização em Arkham City é valiosa para isolar gargalos específicos, onde o poder GPU adicional não tem qualquer impacto. Pensem na primeira área de Arkham City, onde a câmera para fora do tribunal onde Catwoman está presa. A performance no PS4 normal desce até miseráveis 19fps. A vantagem no Pro? Uns meros 6fps.
Algo está bloqueando o jogo e a matemática é reveladora - o relógio da CPU do Pro roda a 2.1GHz, representando um aumento de 31% em frequência, e isto parece ser o responsável pelo diferencial no frame. É uma melhoria, e em outras áreas que descem abaixo de 30fps no PS4 normal, no Pro ficam acima disso.
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