quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Entenda a tecnologia do USB Tipo-C


É um fato já que a tecnologia USB tipo-C está se tornando o novo padrão. Por conta disso, a Apple recentemente decidiu equipar o seu Macbook Pro com esta tecnologia. Antes, a Samsung já havia feito isso no seu ChromeBook. 

O que você gostaria de saber sobre a tecnologia USB Tipo-C

Esta nova tecnologia surgiu em 2014 e vem substituindo, pouco a pouco, todos as existentes. Provavelmente será um dispositivo universal que substituirá todos os tipos de conectores. 
Na verdade, o conector USB Tipo-C permite transmitir sinais de vídeo e de áudio, além 
de dados e energia, o que o torna um conector completíssimo. Ele também permite reproduzir vídeos em 4K de um computador para um monitor com este tipo de conector, já que incorpora o modo alternativo que converte um cabo em USB multifuncional. 

Quais são as suas características técnicas

O cabo pode alcançar, em média, uma potência de 60 W (muito mais se for um Power Delivery USB 2.0), contra menos de 5 W para o nosso bom e velho USB 2.0 e 3.0. 

O USB Tipo-C também é compatível com o USB 3.1, que pode atingir a velocidade de 10 Gbit/s, contra apenas 4 Gbit/s para o dispositivo USB 3.0. 

USB Tipo-C é completamente reversível, ou seja, não é necessário buscar o sentido correto para introduzi-lo na porta, tornando seu uso muito mais confortável. Seu tamanho é parecido com um micro USB 2.0, pequeno e discreto, e poderá, no futuro, ser adaptado aos nossos smartphones, tablets e laptops, cada vez mais finos. 

Como será o USB Tipo-C no futuro

Embora o objetivo do Tipo-C seja se tornar o único conector de PCs, reduzindo significativamente o número de cabos que usamos nas nossas portas USB, os pen drives não serão aposentados tão cedo. E, mesmo que não seja compatível com os formatos mais antigos, você poderá encontrar adaptadores no mercado. Esta é certamente uma desvantagem, mas será apenas temporária, até que o USB Tipo-C se popularize. Estima-se que isso deve acontecer até 2020. 
Foto: © ReproduçãoFonte: http://br.ccm.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário