domingo, 20 de novembro de 2016

Evitando perda de seus dados


Os dados armazenados em um computador ou smartphone são particularmente vulneráveis, basta um erro de manipulação ou a quebra do hardware para perder os nossos dados. Para limitar esse risco, existem algumas ferramentas úteis para preservá-los. 

Como evitar a perda de dados do seu computador

Hábitos a serem assimilados

Salve regularmente as pastas importantes em um suporte externo (disco rígido externo ou pen drive), instale um software de recuperação de dados (veja mais abaixo), utilize um serviço de backup de dados no cloud (veja mais abaixo), não sobrecarregue o disco rígido do seu computador, não crie múltiplas partições, instale um firewall e um antivírus eficaz, verifique o estado dos seus discos rígidos (S.M.A.R.T) com a ajuda de um software como o CrystalDiskInfo, para evitar a perda dos dados de um HDD e, para concluir, não se precipite em caso de problemas com os softwares em seu computador (ex: reinstalando o Windows). 



Como instalar um software de recuperação de arquivos no PC

Recuva é um programa gratuito desenvolvido para a recuperação de arquivos (fotos, áudio e documentos) apagados acidentalmente. 
Digital Image Recovery é um utilitário para recuperar fotos deletadas acidentalmente em diferentes meios de comunicação, como pen drive e cartão SD. 

Como utilizar um serviço de backup de dados no cloud

Vários serviços gratuitos de backup online (até 5 GB de dados armazenados) estão disponíveis em aplicativos. Esses aplicativos permitem que você crie diretórios localmente, ou seja, os arquivos armazenados nestas pastas serão salvos, em tempo real, em um servidor remoto, eliminando qualquer risco de perda. Entre estes serviços estão o DropBox, o Google Drive, o Box.com, o Skydrive, o SpiderOak e o Adrive.

Perda de dados no smartphone

De um modo geral, a perda de dados em um smartphone está ligada à quebra, roubo ou perda do dispositivo e, raramente, ao mau uso. Para reduzir o risco de perda ou vazamento de dados, anote o número do IMEI do dispositivo (usado para bloquear o aparelho à distância), altere o código PIN do seu smartphone, proteja o acesso dos aplicativos por senha, ative o bloqueio automático, baixe apenas aplicativos oficiais e salve regularmente os conteúdos do seu smartphone em um cartão de memória a ser conservado separadamente.

Aplicativos móveis para evitar a perda de dados

Os aplicativos móveis de serviços de armazenamento online Dropbox, Google Drive e Box.com, por exemplo, o aplicativo Recovery Lite, que permite recuperar arquivos apagados acidentalmente e o app Backup, que administra o backup dos aplicativos instalados em seu smartphone. 

Fonte: http://br.ccm.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário