domingo, 4 de dezembro de 2016

Criar e animar uma comunidade do Google Plus



As comunidades do Google+ permitem que os membros da rede social criem espaços temáticos onde possam discutir sobre temas bem variados. Os profissionais podem usar esta funcionalidade para monitorar informações ou promover seu know how e sua especialidade. Veja alguns conselhos para usar corretamente as comunidades Google Plus.

Quais são as comunidades do Google+

As comunidades do Google Plus são espaços temáticos de comunicação situados no interior da rede social do Google. Todos os membros do Google+ podem criar ou se juntar a uma comunidade para trocar e difundir informações focalizadas em algum domínio particular.

Diferença entra página e comunidade do Google Plus

Enquanto as páginas do Google Plus são dedicadas às marcas e empresas em uma comunicação vertical e controlada, as comunidades do Google+ suscitam a discussão e a troca sobre temas precisos entre os membros (comunicação mais horizontal). As comunidades do Google+ são boas para a criação de grupos “privados ou semi privados” (ver abaixo ), como os grupos de antigos alunos de um colégio, os participantes de um evento recorrente, etc. 

Por que criar uma comunidade do Google Plus

As comunidades do Google+ reúnem inúmeros temas que interessam os profissionais, como o SEO, as novas tecnologias, as comunidades de especialistas (Android, Ubuntu, etc.).

Vantagens

Em SEO: as comunidades são indexadas pelo motor de busca do Google+ e podem ser encontradas pelos membros que efetuam buscas por senhas. 
Em termos de visibilidade/personal branding: criar e gerenciar sua própria comunidade do Google+ permite que o membro posicione sobre um tema específico (ex: auditoria, marketing ou SEO). Se ela for corretamente animada, ela pode tornar-se uma comunidade de referência sobre um determinado tema e reunir inúmeros membros. 
Em termos de rede social: as comunidades permitem reunir membros do Google+ ligados por um interesse comum e são um lugar pertinente para promover relações de negócios (B2B). 
Para a promoção de eventos: é importante criar uma comunidade do Google+ para promover um acontecimento recorrente (ex : salão anual, conferência, etc.) e difundir as informações sobre o mesmo, antes e depois do seu desenvolvimento. 
Para o monitoramento ativo de um tema: se inscrever em uma comunidade ativa aumenta o monitoramento de informações sobre temas específicos (pelas notificações de cada novo post publicado). 

Como funcionam as comunidades do Google Plus

Como criar uma comunidade

Depois de conectado em sua conta do Google+, clique no ícone da Comunidade, na barra lateral esquerda e configure a visibilidade de sua comunidade no Google+. Você tem a escolha entre quatro tipos de comunidade: 


Púbica: qualquer pessoa pode se tornar membro e ver a lista dos membros e dos posts. 


Pública depois da aprovação dos moderadores: todo mundo pode enviar uma solicitação de inscrição. Porém, esta última tem que ser aprovada pelos moderadores designados pelo criador da comunidade. 


Privada 1: os usuários podem encontrar a comunidade fazendo uma pesquisa e solicitar a inscrição. No entanto, eles não têm acesso à lista de membros. 


Privada 2: a comunidade não aparece nos resultados de busca. Só as pessoas convidadas podem se cadastrar. 

Observação: a configuração de visibilidade da comunidade não pode ser alterada depois da criação da comunidade. 

Durante a criação de uma comunidade do Google+, escolha um nome claro para que o tema de sua comunidade seja evidente. Se você tiver uma página no Google+, escolha um nome diferente para evitar confusão durante a busca de um usuário. 

Como melhorar a apresentação de sua comunidade e convidar membros

Adicione um visual relacionado com o tema da comunidade para torná-lo facilmente identificável. Para isso, vá em Ações > Editar Comunidade. Preencha o About (Sobre) com uma breve descrição do princípio e do estado de espírito da comunidade (Convenção) e o URL para outras fontes pertinentes. Convide membros: vá em Ações e selecione Convidar as pessoas, adicione nomes, círculos ou endereços de e-mail e envie o pedido. 

Como administrar uma comunidade do Google+

Criar categorias para discussão: as classes, que podem ser criadas ou modificadas pelos donos ou moderadores, atuam como filtros e ajudam a organizar as discussões da comunidade. Elas ajudam os membros a ler o conteúdo postado, são categorias relativas ao tema da comunidade. Para criar essas categorias, vá no menu Ações e selecione Editar Comunidade

Nomear um ou mais moderadores: você pode delegar a possibilidade de adicionar e editar categorias, deletar posts, remover membros, que podem voltar a se cadastrar depois, ou excluí-los definitivamente, e identificar outros moderadores. A moderação de posts e membros pode ser acessada pelo menu que aparece ao lado de cada post.

Fonte: http://br.ccm.net/faq/

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