domingo, 8 de janeiro de 2017

Como criar infográficos online

Os infográficos são suportes visuais que apresentam informações ou dados em forma de imagens. São suportes atraentes, especialmente em redes sociais, onde podem ser compartilhados com facilidade. Para os profissionais, os gráficos são um vantagem em termos de visibilidade e propagação. Mas, para isso, é preciso respeitar certas práticas e escolher ferramentas adequadas. 

Vantagens da criação de um infográfico

Um infográfico pode ser usado para compartilhar ou realçar uma informação, resultados ou dados. O uso deste tipo de suporte ajuda a se sobressair em relação a outros conteúdos mais tradicionais (Power Point, longos parágrafos de texto etc.). Entre as vantagens estão uma melhor visibilidade de informação para um cliente, um possível cliente, um público especializado ou o público em geral, uma melhor difusão devido à atratividade do documento (divertido, colorido etc.), um vetor de tráfego para o site da empresa e o compartilhamento facilitado nas redes sociais e no site da internet. 

Para a empresa ou marca, a visibilidade e a propagação de um infográfico também podem ter efeitos positivos sobre a imagem da marca. Por exemplo, um infográfico que mostra os resultados de um estudo realizado pela empresa destaca a sua perícia em um domínio específico.
Etapas a serem respeitadas

Os infográficos podem ser usados para transmitir qualquer tipo de informação, para todos os públicos. Algumas regras devem ser seguidas para garantir o seu impacto: 
Definir um foro gráfico: cor, fonte e tamanho do texto etc. 
Escolher um estilo gráfico para destacar o conteúdo e atrair o internauta. 
Editar seus infográficos: definir um ângulo, priorizar as informações, isolar as informações mais importantes e essenciais, destacando as palavras-chave etc. 
Simplificar a apresentação ao máximo para evitar que o internauta se perca nos detalhes. 
Reunir as informações dadas no infográfico e propor um link para o site da empresa ou da marca. 

Também devemos verificar se o infográfico é legível nos dispositivos móveis (smartphones e tablets). Ele também deverá ser compartilhado nos suportes adequados para ser mais visível (redes sociais, site internet da empresa e sites parceiros etc.). 
Ferramentas para criar o seu infográfico

Infogr.am

Infogr.am é uma ferramenta para criar e armazenar infográficos online. A plataforma propõe basear os gráficos sobre temas a serem personalizados, em um mapa ou em gráficos. É preciso criar uma conta para acessar os infográficos armazenados. Em sua versão gratuita, o 'Infogr.am' permite armazenar uma dezena de infográficos em sua conta, mas as funcionalidades e o espaço adicional só estão disponíveis na versão "profissional" da plataforma. São propostos doze temas predefinidos e oito adicionais no cadastro: 


O 'Infogr.am' supervisiona a implementação do infográfico de maneira intuitiva, usando gráficos personalizáveis e dinâmicos. Os dados também podem ser importados a partir de um arquivo externo (XLS, CSV) ou de uma conta do Google Analytics. Depois de concluído, o infográfico pode ser compartilhado em redes sociais ou em um website (função "embed"). As funções dinâmicas dose gráficos são mantidas e a interface propõe um monitoramento em forma de estatísticas:


Piktochart

Piktochart é uma ferramenta que permite a criação de gráficos, cartazes e apresentação. Como o 'Infogr.am', ela oferece um número limitado de modelos na versão gratuita: 

A interface de edição online dos infográficos é bastante intuitiva, baseada no princípio de Arrastar/Soltar. Imagens, gráficos ou texto podem ser adicionados em blocos predefinidos. Também é possível importar os seus próprios dados. O uso da plataforma exige cadastro, o que permite armazenar os infográficos ou os documentos realizados. A exportação do infográfico pode ser feita através das redes sociais ou usando um link embed (incorporado). Note que o nome da ferramenta aparece em filigrana sobre os documentos produzidos na versão gratuita. 
Easel.ly

Easel.ly tem quase as mesmas características do 'Infogr.am' e do 'Piktochart', mas com a vantagem de não colocar marca d'água nos documentos exportados (exportação em JPG ou PDF ou "embed" em um website). O acesso à interface de edição não requer inscrição, a menos que você queira obter um backup dos documentos produzidos. Em sua versão gratuita, a ferramenta oferece uma dúzia de temas predefinidos, mas o aplicativo também propõe muitas opções de personalização. As imagens, gráficos e o texto podem ser adicionados com o sistema de Arrastar/Soltar. Em compensação, os dados serão inseridos manualmente, sem download de arquivo: 


Fonte: http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário