domingo, 8 de janeiro de 2017

Criando e publicando um blog



Um blog é um site internet pessoal que permite que o usuário publique informações on-line em forma de jornal. O termo blog é a contração de weblog

O blog é, então, uma página web baseada em uma ferramenta dinâmica que gera a paginação do conteúdo, na qual seu autor publica notícias, links para os sites web ou textos curtos de sua criação. Em um blog, as notas ou bilhetes, são publicadas numa ordem não cronológica, ou seja, os bilhetes mais recentes aparecem no alto da página e seguem as mensagens mais antigas. 

O que caracteriza um blog, em relação a um site web, é a possibilidade de reação dos leitores quanto às informações publicadas, o que dá aos blogs uma grande reatividade.

Criação de um blog "pronto"

A criação de um blog não exige competências particulares em informática. Na verdade, o princípio dos blogs é baseado na utilização de uma ferramenta on-line que permite inserir e dar forma aos seus artigos. Assim, para criar um blog, basta, em primeiro lugar, encontrar um host de blogs e abrir uma conta, em segundo lugar, publicar o conteúdo graças às ferramentas disponíveis.

Escolher um host de blog

A lista abaixo, enumera os principais hosts de blog. A escolha de um deles depende do custo (alguns são gratuitos), das funcionalidades ofertas e do look'n'feel da interface: 

Webnode (em português) 

Blogger brazuca (para os assinantes do Globo, em português) 

UOL-Blog (gratuito, em português) 

Blogger (gratuito, em português) 

Weely (gratuito, em português) 

Jimdo (gratuito, em português) 

WordPress (gratuito ou fórmulas pagas, vários idiomas inclusive o português) 

Blog Drive (gratuito, em inglês) 

Over-Blog (gratuito e sem publicidade, vários idiomas) 

Skyblog (gratuito, em inglês e francês) 

Se cadastrar em um Host de blog

Em geral, a segunda etapa consiste em abrir uma conta no host de blog preenchendo o formulário de inscrição.

Publicar seu blog

A publicação de um blog é feita através de formulários. Basta um simples clique para postar um artigo, um comentário, uma imagem ou, às vezes, um vídeo. No entanto, para que ele seja lido pelo máximo de pessoas, será necessário ativar a opção gerenciamento de conteúdo ou Fluxo RSS para criar, automaticamente, um fluxo RSS, ou seja, um arquivo utilizável pelos outros blogueiros para que você possa publicar seus artigos no blog deles! 

Mais informações sobre os fluxos RSS: aqui 

Criação de um blog "Único mestre à bordo"

Se a ideia de ter um blog igual aos outros não te agrada, você quer personalizá-lo completamente e por as mãos na massa, (xhtml, css, php, instalação de módulos, etc), nada como passar para a próxima etapa.

O Host

Vários hosts se propõem, gratuitamente ou não, a hospedar o seu site web. Isto significa que você também pode querer utilizar este espaço para instalar um blog. Onde encontrar hosts gratuitos ou pagos? 

O princípio

Você coloca no seu servidor um conjunto de arquivos, muitas vezes, você faz uma instalação em linha e, pronto! A vantagem é que você é o seu único patrão. Um novo plugin te interessa? Você Instala. Você é designer e os temas padrão não te agradam ? Você faz o seu, bem original. Isto também quer dizer que, se aparecer algum problema, a culpa é sua... e que as atualizações (indispensáveis para a segurança do seu blog) te incumbem.

Os motores do blog

Existem vários motores de blogs na net. Os mais conhecidos são, sem dúvida, Dotclear e WordPress mas, não são os únicos. Veja alguns: 

BlogCMS (em inglês) 

Dotclear (em inglês) 

Serendipity (em inglês) 

SimplePHPblog (em inglês) 

WordPress (em potuguês) 

Lista dos melhores sistemas CMS 

A lista não é exaustiva. As comunidades Dotclear e Wordpress Dotclear são muito ativos e podem te ajudar muito, caso tenha problemas. Além disso, muitos plugins adicionais estão disponíveis para adicionar funcionalidades ao seu blog. Procure bem e você encontrará a pérola rara. 

Tudo bem mas, qual escolher?

Com essa lista toda, como faço para saber qual responderá melhor às minhas expectativas? O mais simples é tentar. Nada de baixar e executar todos de uma vez. Isto seria uma perda de tempo. Você pode fazer isso on-line, no site CMS Open Surce. Você poderá testá-lo como visitante ou como administrador. As opções mais comuns são apresentadas, apenas aquelas que comprometem a segurança foram desativadas. Mas você terá um boa visão do funcionamento dos diversos motores de blog. 

Fonte: http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário