terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Como controlar a sua identidade digital na web

Como construir uma identidade digital na web? Várias ações simples podem te ajudar a cuidar do posicionamento do seu nome nos motores de busca, um passo essencial para se apresentar vantajosamente especialmente no contexto de sua vida profissional, num momento onde cada vez mais recrutadores seguem o name googling para obter informações sobre candidatos. Veja algumas dicas para começar. 

Como gerenciar as identidades digitais

90% da pesquisa online passa hoje pelo Google, que é a melhor ferramenta para acompanhar as suas pesquisas e, consequentemente, fundamental para otimizar a sua presença, principalmente, na primeira página de resultados. 

name googling (procurar o nome de um candidato) é praticado por cerca de 70% dos empregadores. Este método de confrontação de informações ajuda a verificar os dados de um currículo e avaliar a influência de um candidato na sua área de conhecimento na web, se este critério for relevante em termos de competências profissionais. 

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Jobvite, publicado em junho de 2012, mostra que quase 9/10 recrutadores integram as redes sociais na busca de novos talentos (veja aqui). Em algumas áreas, a presença no Google é um pré-requisito para os recrutadores: a web e a comunicação, assim como a consultoria, as altas tecnologias e o marketing. Estar "ausente da web" pode chegar a ser uma desvantagem. 

Identidade Digital: como criar um ponto de referência no Google

O primeiro passo consiste em fazer um inventário de sua presença na web, passando pelo Google. Veja o resultado de uma pesquisa usando o nome "Patrick Smith": 


Este estudo revela vários informações importantes sobre esta pesquisa. As consultas contidas em um nome de domínio, geralmente aparecem em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, na frente (não necessariamente na ordem) dos resultados do Wikipédia (se for o caso), dos perfis das redes sociais (Twitter , Facebook, Google Plus) e dos vídeos no Youtube. 

A SERP (página de resultados de busca) do Google exibe uma seleção de imagens relacionadas com a consulta. Ela pode parecer em primeiro lugar ou misturado com os outros resultados. 

Aí surgem várias questões: 
O seu nome e as informações profissionais relacionadas estão visíveis na primeira página do Google? 
As imagens e/ou vídeos se destacam? Se sim, eles são neutros, eles fornecem informações sobre o seu currículo e, em que posição eles estão? 
Seu nome aparece em páginas sem interesse, do ponto de vista de valorização de sua carreira? 

Caso você tenha um nome muito comum

Se o seu sobrenome for muito comum, pode ser difícil se posicionar nos motores de busca. Na medida em que o nome do domínio continua a ser um dos critérios mais importantes para o SEO, pode ser útil comprar o seu nome de domínio (www.sobrenome-nome.com.br) e, a partir dele: 
Criar o seu próprio site/blog, usando o sistema de gerenciamento de conteúdo se você não tiver noções sobre HMTL/CSS (ex: motor blog Wordpress). A vantagem deste dispositivo é que você salva, você mesmo, seu próprio nome de domínio em um ‘registar’ e pode, então, fazê-lo evoluir como quiser (ex: migração). Vincular o nome do domínio a um serviço pago (ex: o Blogger do Google, plataforma de hospedagem do CV DoYouBuzz), para usufruir rapidamente de um espaço adequado para dar destaque a sua carreira. 

Como selecionar boas redes sociais e personalizar seus URLs

Com base no benchmark realizado, selecione as redes sociais e sites mais pertinentes para desenvolver a sua identidade digital. Porém, cuidado, pois nem todas as plataformas são referenciadas da mesma forma. Algumas serão mais visíveis do que outras (ex: LinkedIn, Twitter). 
Dê preferência para sites onde você estará ativo, ou seja, criar uma só conta por uma questão de indexação não é relevante. Especialmente por que as atualizações contam muito no posicionamento das páginas do Google. 

Na mesma linha, crie seus perfis o mais rapidamente possível, para não ter que criá-los de repente, para o posicionamento. Um novo perfil criado no Twitter tem poucos seguidores, o que também pode ser contra produtivo. 

Plataformas e sites sociais a serem priorizados

LinkedIn 
Viadeo 
Plataformas de hospedagem de CV online: DoYouBuzz, MonCV.com, RemixJobs 
Twitter, Facebook (profissional ou de empresa
Pinterest (para os profissionais que propõem portfólios "visuais"). 
Uma vez registrado, não se esqueça de personalizar os seus URLs para otimizar a indexação do seu perfil. 

Blogs e perfis sociais: ser regular para se posicionar bem

A regularidade das atualizações é um critério importante para posicionar um blog e/ou uma conta do Twitter no Google. Por isso, é importante animar tais contas regularmente, especialmente se elas estiverem ligadas a sua identidade real (na URL, o nome do perfil).

Como separar seus conteúdos profissionais e pessoais criando vários perfis

Para não ser lesado no uso de redes sociais , crie vários perfis: um para uso pessoal (com pseudônimo) e outro para uso profissional, com sua identidade real. Esta é uma prática comum no Twitter, em particular, e pode delimitar claramente o uso de sua conta "visível".

Como bloquear as configurações de privacidade de seus perfis sociais

Estas observações são particularmente importantes se você compartilhar fotos no Facebook ou a partir dos seus álbuns do Picasa, se eles estiverem ligados ao seu nome ou endereço de e-mail (nome.sobrenome@gmail.com). 

Na verdade, as fotos marcadas com o seu nome ou associadas com o seu perfil da Picasa se destacam nas imagens do Google, caso suas contas não estiverem definidas corretamente. 

Sobre esse assunto, leia sobre as Configurações de Privacidade no Facebook

Como enriquecer a sua identidade digital com realizações profissionais

Se você participou de grupos de trabalho ou fez apresentações profissionais ou publicou uma monografia/tese, por que não compartilhar esses conteúdos e/ou realizações na web? 
plataforma Slideshare permite o compartilhamento de publicações em formato PDF, que será bem referenciado pelo Google. 

Excluir alguns perfis sociais

Você pode optar por remover algumas contas sociais bem posicionadas nos motores de busca, mas que podem ser úteis em termos de imagem. 

Veja como Excluir a sua conta do Facebook 

Como fazer pedidos de exclusão

Nada impede que você envie aos administradores de sites um pedido de remoção das referências pessoais que possam te atrapalhar. 

Todos os sites propõem um formulário de contato para encontrar um interlocutor que queira fazer o que você pediu. 

Fonte http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário