O inbound marketing ou marketing de entrada é uma nova tendência estratégica para empresas. Ele usa vários meios de comunicação digitais (redes sociais, blogs, newsletters, etc.) para atrair clientes e envolvê-los com a marca ou a empresa. Várias ferramentas e habilidades podem ser utilizadas para entregar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo.
O que é inbound marketing
O inbound marketing consiste em usar um conjunto de alavancas para gerar novos clientes para a empresa. Trata-se de fazer o novo cliente vir à marca. Geralmente, opomos o inbound marketing ao outbound marketing e suas técnicas mais tradicionais de publicidade e marketing direto. O conceito de marketing de entrada é semelhante ao de permission marketing(marketing de permissão), iniciada pelo americano Seth Godin. O 'marketing de permissão' ou 'marketing por permissão' aborda um possível cliente com sua permissão. O marketing de entrada também vai nesta direção, abordando os possíveis clientes nos canais que eles utilizam e compartilhando com eles uma informação ou uma mensagem em um momento em que eles estão disponíveis para ouvi-la.Como usar o conteúdo a favor da sua estratégia do inbound marketing
A estratégia se baseia na presença maciça na internet, nos canais onde os clientes estão presentes. Geralmente, vários meios de comunicação digitais são usados em uma estratégia de marketing de entrada: artigos em um blog ou site corporativo, um blog onde os conteúdos são otimizados para os motores de busca, as redes sociais públicas, profissionais ou especializadas, como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, etc., plataformas especializadas como o Youtube, Dailymotion, Medium, Slideshare, etc., newsletters e páginas dedicadas.Os conteúdos propostos podem assumir formas variadas: Livro Branco ou Manual pago, propor gráficos online, tutoriais ou estudos de caso. Alguns conteúdos são mais adequados à estratégia B2B. Para saber mais, leia a dica Como otimizar a prospecção B2B.
Um processo funil
O uso de diversos meios é a primeira fase do marketing de entrada. Em seguida, é preciso converter possíveis clientes em clientes reais, finalizar uma venda ou uma transação e fidelizar novos clientes. A estratégia também deve incluir uma análise regular, principalmente para medir o retorno sobre o investimento e melhorar ofertas e mensagens:Atrair: estratégia de SEO, redes sociais, blogs, conteúdos em plataformas especializadas, etc.
Converter: Call-to-action, páginas de destino, newsletters, downloads do Livro Branco, formulários, etc.
Concluir: acompanhamento em seu processo de compra,
Fidelizar: satisfação do cliente, redes sociais, conteúdos adequados, etc.
Quais são as vantagens para a empresa
O estabelecimento do inbound marketing pode apresentar várias vantagens para a empresa. Entre elas, a mais conhecida é a possibilidade da marca se afastar de um marketing tradicional, que pode ser muito invasivo e perturbador para o cliente potencial ('marketing por interrupção').Segmentação mais eficaz, enfatizando a qualidade e não a quantidade;
Melhor fidelização dos clientes reais e clientes potenciais;
Melhor conhecimento do retorno sobre o investimento;
Otimização dos custos;
Valorização da imagem da empresa.
Para ser eficaz, o inbound marketing requer a criação de uma estratégia multicanal, ou seja, os contatos devem ser alcançados nas mídias onde eles estão presentes e dispostos a interagir com a marca ou a empresa. Isso também supõe um trabalho em conjunto com vários serviços ou prestadores de serviço da empresa: desenvolvedor web, designer gráfico, gerente da comunidade, editor de web, especialistas de marketing de automação e , etc.
Quais ferramentas usar para o inbound marketing
Algumas ferramentas facilitam a gestão de um ou mais aspectos de uma estratégia de marketing de entrada. Outras plataformas propõem um acompanhamento completo de sua estratégia de marketing de entrada, como no caso do HubSpot (uma plataforma de ferramentas de marketing bastante completa).Gerenciar tarefas e projetos: Trello,
Gerenciar suas redes sociais: Hootsuite, Agorapulse.
Gerenciar os leads: FreeCRM.
Medir o retorno sobre o investimento: Google Analytics, Kissmetrics.
Enviar newsletters: Mailchimp, Sendinblue, Sarbacane, etc.
Criar páginas de destino: Unbounce.
Fonte: http://br.ccm.net/faq/
Nenhum comentário:
Postar um comentário