sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Softwares de segurança indispensáveis e gratuitos



Atualmente, ter apenas um antivírus não é suficiente. Veja nesta dica uma lista de softwares de segurança, gratuitos. 

Conselhos fundamentais

Baixar um Antivírus e um Firewall, apenas, caso contrário pode haver conflito. Você deve imunizar seus suportes externos (pen drive, etc.) contra as infecções que transitam neles e manter seu sistema atualizado. Evite downloads sem verificação prévia da fiabilidade e prefira os sites oficiais, sempre! 

Eventualmente, baixe um Antispyware que efetue uma análise em tempo real, ao qual você poderá associar outro, sem ativar a proteção em tempo real. Se for o caso, faça o download de um software de limpeza para arquivos temporários, um AntiSpam e um banner de proteção

Que antivírus escolher

Veja uma lista de antivírus gratuitos 

Que Firewall baixar

Definição de um firewall

Seu uso 

Lista dos firewalls

A lista dos firewalls

Se você não souber lidar com os firewalls e evitar navegar por qualquer site, o firewall do Windows pode ser o suficiente para não receber alertas por ter aceitado as conexões de diversos softwares na internet. Caso contrário, os firewalls mais atuais, como o Zone Alarm parecem ser mais fáceis de manipular. 

Um teste de firewall

Clique aqui 

Softwares para desinfetar seus dispositivos móveis

Você pode utilizar softwares como o UsbfixFlash Desinfector, RAV Antivírus, Panda USB and AutoRun Vaccine, Usb-set. 

Leia a dica e aprenda Como desinfetar um pen drive ou disco externo

Como manter seu computador atualizado

Para suprir as falhas de segurança é preciso manter seu computador atualizado, assim como o sistema operacional (Windows) e os softwares como o Java e o Adobe Reader. Você pode instalar o Secunia Personal Software Inspector, que monitora as atualizações dos programas presentes no seu computador. Como alternativa, você pode utilizar o UpdateChecker

Software Antispywares

Atualmente, os mais úteis são o Malwarebyte's Anti-malware, Super Antispyware e A Squared 

As barras de proteção de seu navegador

Tudo é indicado neste link: Barras de proteção para seu navegador 

Softwares de limpeza do PC

Ccleaner 
Glary utilities 
Wise registry cleaner 

Softwares AntiSpam

Spamihilator 
SPAMfighter 

Softwares de proteção contra os Keyloggers

Definição de um keyloggerKeyScrambler Personal é um plug-in para os navegadores web. Este software criptografa suas digitações no teclado para proteger suas informações importantes (senha, login, etc.). Ao usar o seu teclado, as digitações passam pelo sistema operacional antes de chegar ao seu navegador. Os Keyloggers se aproveitam desta falha para roubar as suas informações e registrá-las. É por isto que você precisa deste tipo de software, para criptografar as suas entradas para que elas se tornem intransponíveis. O KeyScrambler Personal é inteiramente gratuito. 

Quais escolher

Você pode, em todos os casos, instalar o SpywareBlaster para blindar os navegadores Firefox, Opera e internet Explorer sem deixar seu PC mais lento. 
Para os iniciantes: O antivírus Avast e o firewall ZoneAlarm
Para os usuários habituais: o Avast, associado ao Malwarebytes para o antispyware, o firewall Comodo
Para os usuários mais que fanáticos : o Avast, o Malwarebytes ou o SUPERAntispyware, o firewall Comodo e um Anti Spyware efetuando uma análise em tempo real (SpybotSpyware TerminatorWindows Defender ou Web Security Guard). 

Observação: é preciso analisar regularmente o seu computador com seu software de proteção. Pense em fazer isso depois de ter navegado por sites duvidosos, aberto um e-mail suspeito, etc. e se você baixou arquivos, clique com o botão direito neles e analise-os antes de abri-los. 

Linux

Este é o melhor meio de prevenção das infecções! Se você precisa fazer compras, visitar sites sensíveis, recomendamos utilizar uma versão do Linux à partir de um CD “bootável” do Linux, ou instalando-o em dual boot em seu computador. Isto evitará as numerosas infecções existentes no Windows, quase ausentes no Linux. 

Mac

Soluções de proteção para o Mac 

Fonte http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário