terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Uso o Windows Defender ou devo instalar algum outro antivírus?



O Windows Defender é o antivírus nativo dos Windows mais recentes, ele é ativado quando o sistema operacional identificar que não foi instalado algum outro programa para proteger o PC. Ele foi disponibilizado para que o usuário possa contar com uma proteção mínima, mas isso não significa que seja o antivírus mais eficiente. É possível combiná-lo com outros programas de segurança e aumentar a proteção ao PC sem comprometer o desempenho.

Essa estratégia acrescenta contribui para o aumento a segurança do sistema, e é diferente de manter dois antivírus em execução simultaneamente. Quando já existir um antivírus de terceiros instalado, somente ele será executado para evitar conflito. 

A verificação periódica é gerenciada pelo Windows e só é executada quando o sistema identificar o melhor momento para a realização da varredura para não comprometer o desempenho ou consumir energia da bateria quando o computador for um notebook. O usuário pode definir manualmente a periodicidade da varredura, alterando as configurações da ferramenta no 'Painel de Controle'. 

O Windows Defender pode ser usado como o único antivírus instalado no PC, que é o meu caso, se comparado com as versões gratuitas disponíveis no mercado ele pode ser tão eficiente quanto os concorrentes e apresentar um desempenho equivalente. 

Porém, os leitores que possuírem licenças de antivírus pagos não devem abrir mão dos recursos adicionais presentes nas edições completas dos programas. É possível obter mais segurança conciliado a melhorias presentes na nova versão do Windows com as disponíveis nos programas de segurança já conhecidos. 

Fonte: G1 - Tecnologia e Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário