A telefonia IP (ou VoIP por Voz sobre IP) é um modo de telefonia que utiliza o protocolo de telecomunicações criado para a Internet (IP = Internet Protocol). A voz é digitalizada e depois encaminhada sob forma de pacotes, como para qualquer outro dado.
Migrar para a telefonia IP
Por que migrar para uma solução de telefonia IP? O aumento da velocidade da Internet e a economia nas contas de telecomunicações despertam o entusiasmo das empresas e dos particulares. Porém, infraestrutura, segurança ou custo real são parâmetros a serem considerados antes de aderir.
Entendendo telefonia IP
A chegada em massa de fornecedores no mercado de telefonia IP oferece às empresas uma escolha cada dia mais ampla e competitiva. Vai ser o upgrade da sua rede que determinará a decisão da migração.
As TPEs têm a vantagem de optar por uma solução de software por causa do pequeno tamanho do equipamento a ser renovado. Por outro lado, as PMEs podem escolher um híbrido IP-PBX (com base em uma central telefônica privada PBX, para "Private Branch Exchange"). Com um PBX-IP é possível efetuar uma chamada pela Internet (VoIP), em vez de um PBX tradicional, usando a RTC (rede telefônica comutada).
Antes de fazer a sua escolha, convém efetuar um cálculo do retorno sobre o investimento, considerando o equipamento existente, o custo da manutenção e a duração do processo de migração (progressiva ou radical).
Equipamentos e Dispositivos para Telefonia IP
Qualquer migração necessita da aquisição de novos equipamentos. Quais escolher?
Aparelhos de baixo custo
Os terminais mais baratos custam entre 300 e 650 reais. A janela de exibição do aparelho é limitada a uma ou duas linhas de caracteres e poucas funções programáveis são propostas.
Aparelhos de qualidade
Vendidos entre 850 e 2.300 reais, estes aparelhos possuem telas gráficas monocrômicas ou em cores e podem oferecer uma resolução de 320x240 pixels. Funcionalidades como a exibição da foto do interlocutor são propostas.
A solução “softphone”
Estes telefones softwares diretamente instalados no computador interessam, sobretudo pelo baixo custo. Devemos prever mais ou menos 400 reais para uma licença do software e mais uns 100 reais para um fone de ouvido e/ou microfone, de qualidade.
Boas razões para migrar
Em função das necessidades reais de sua empresa, diferentes argumentos podem defender, ou não, uma solução de telefonia IP. A vantagem reside na melhoria da organização do trabalho, mas a perenidade dos investimentos continua a ser um parâmetro importante a considerar.
Quando migrar
Na criação de um empresa, durante uma mudança, no final de um contrato com um serviço de telefonia tradicional ou quando a empresa precisar renovar sua infraestrutura informática.
Vantagens da telefonia IP
Reduzir a fatura telefônica
A tendência à queda no preço da ADSL representa uma economia real para a empresa. À medida em que as comunicações de longa distância são mais frequentes, o retorno pode ocorrer em um ano para uma frota de algumas dezenas de telefones. Além disso, com o IP-PBX as chamadas dentro da empresa são realmente gratuitas.
Investir no futuro
O mercado da telefonia da empresa IP-PBX já ultrapassou os PBX (auto comutadores tradicionais). Assim sendo, a passagem para uma central telefônica, que funciona em uma rede IP é uma escolha estratégica, que visa o futuro.
Ganhar em mobilidade
Com os aparelhos que não se ligam mais fisicamente às linhas, a telefonia IP permite ao usuário conservar seu número de telefone em seus deslocamentos (viagens, por exemplo).
Ficar mais leve
A telefonia IP integra todos os materiais da empresa (telefone, videoconferência, fax, PC, etc.) em uma mesma rede e, consequentemente, em um mesmo protocolo.
Como encontrar o serviço que convém
Normalmente, a central de PBX-IP é necessária para somente uma dúzia de posições. As TPEs têm a opção do serviço IP Centrex, que consiste em terceirizar funções de central de PBX-IP com um provedor que hospeda o sistema da empresa de telefone. Esta é uma maneira mais conveniente de não ter que lidar com a manutenção de um servidor de computador dedicado ao VoIP. A empresa pode conseguir economias de 20-30% comparado ao uso de uma central interna IP-PBX.
O grupo Skype, bastante conhecido por oferecer gratuidade de telefonia na Internet, comercializa igualmente um software de VoIP para as empresas.
Asterisk é um software livre de telefonia IP desenvolvido pelo Linux. Porém, ele também pode rodar em um ambiente Mas OS X, Solaris e Windows. Asterisk pode igualmente funcionar com softphones compatíveis SIP (Session Initiation Protocol).
Assegurar a proteção
Apesar da qualidade sonora ter melhorado sensivelmente, também devemos considerar o fato de que a telefonia IP está submetida à rede elétrica (exceto se ela utilizar os circuitos de telefonia fixa). A segurança continua a ser o principal “calcanhar de Aquiles” da telefonia IP.
Quais seriam os problemas para as empresas
A inoperabilidade do serviço (saturação de rede consequência de um ataque exterior), A espionagem (escutas e/ou roubo de informação),
O desvio (utilização exterior frauduloso das linhas).
Proteções que as empresas podem dispor
É preciso dotar o servidor que gera a telefonia IP com múltiplos níveis de proteção contra os ataques potenciais (firewall, fundição de rede, etc.).
A maioria dos fornecedores de sistemas IP-PBX oferecem diferentes métodos e ferramentas para reduzir consideravelmente os riscos habituais de segurança. As comunicações podem ser criptografadas (no entanto, isto necessita mais recursos humanos, pois, em geral, as centrais IP-PBX só apresentam esta escolha como opção). Controlar e limitar a banda larga, assim como proteger os recursos de rede à voz sobre IP.
O scanner SiVus de vulnerabilidade VoIP traz um número interessante de funcionalidades para avaliar o nível de segurança de uma rede. Seu uso necessita um perfeito conhecimento em gerenciamento de redes. As diversas despesas impostas pela proteção da rede devem, incontestavelmente, ser integradas no cálculo global do custo da migração.
Fonte http://br.ccm.net/faq/
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