sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Diferenciando cabos de áudio e de vídeo

Se você já tentou configurar uma nova televisão ou um sistema de áudio, sabe que diferenciar os cabos coloridos pode representar um desafio que rivaliza com a montagem de uma telona na parede. Infelizmente, apesar da evolução da tecnologia wireless, os cabos ainda são um mal necessário. Em um nível muito básico, os cabos facilitam a comunicação de sinais de áudio e vídeo. Eles não convertem ou processam informações enviadas pelos dispositivos conectados, apenas servem como mensageiros entre as partes.

Nesta dica, vamos ensiná-lo a diferenciar os cabos de áudio dos cabos de vídeo e orientá-lo, através do sistema de codificação de cores usado por empresas, para encontrar o cabo certo mais facilmente. 

Como conhecer seus cabos separadamente

Cabos de áudio

Quando se trata de som, existem duas categorias principais de cabos de áudio: Analógico RCA e Speaker wire

Analógico RCA são os cabos de áudio mais comuns do mercado. Muitas vezes encontrados em pares - vermelho e branco ou vermelho e preto - eles são usados para conectar players de mídia (como DVD ou BluRay) com a televisão ou para ligar aparelhos de som com os alto-falantes. Todos os cabos RCA vêm em pares, de modo a facilitar a transmissão de som pelos dois lados de um dispositivo: o cabo vermelho transmite o som para o lado direito do dispositivo, e o branco (ou preto), transmite o som para o lado esquerdo:

Speaker wires são cabos feitos de cobre e executam a gama em relação à espessura e ao comprimento. Estes cabos são usados para conectar os alto-falantes aos amplificadores de áudio.

Cabos de vídeo

Existem três tipos principais de cabos só de vídeo: CompostoVídeo componente e DVI(interface de vídeo digital). 

Apesar de serem antigos, os cabos compostos ainda são comuns no mercado. Marcados com seu conector amarelo, os cabos compostos são frequentemente encontrados junto com cabos analógicos RCA. Estes cabos facilitam a transmissão de cor e brilho de um disco para a sua tela: 


Os cabos de vídeo componente são uma espécie de cabo triplo, vermelho, verde e azul. Esses cabos são mais frequentemente associados com sistemas de alta tecnologia, tais como Blu-Ray e HDTV, pois exigem imagens mais nítidas e cores mais profundas. 

Os cabos DVI são específicos para HDTVs e outros sistemas de alta definição. Esses conectores de 18 pinos podem ser confundidos com cabos de computador e são usados para conectar uma fonte de vídeo (como um leitor de DVD) com um dispositivo de exibição (como um monitor). 
Foto: © Shuttersotock.comFonte: http://br.ccm.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário