domingo, 20 de novembro de 2016

Ergonomia dos formulários online



Os formulários virtuais são um estilo de interação particular que, como os impressos, ajudam no preenchimento das informações nos campos específicos identificados pelos intitulados. Os formulários permitem, particularmente, buscar informações nos bancos de dados bibliográficos ou comerciais, fazer assinaturas em listas de difusão/discussão , identificar-se no caso de acesso reservado a diversos serviços, preencher os pedidos de encomenda, etc. Apesar de os formulários serem um tema super debatido desde os anos 80, nesta dica vamos apresentar algumas recomendações para evitar os principais erros. 

Vantagens

Geralmente, os formulários são auto-explicativos, ou seja, o que deve ser feito (semântica) e como fazê-lo (sintaxe) são explícitos. Assim sendo, não há nenhuma necessidade de aprendizagem para a interação. Ela se baseia mais no reconhecimento do que na lembrança da semântica e da sintaxe, tornando-o particularmente adequado para usuários em geral. 

Além disso, os formulários oferecem um contexto que explica o significado de um título. Como saber, por exemplo, se um título como Endereço requer a digitação do número, do nome da rua ou o endereço completo (com a cidade e o CEP), a não ser que haja outros intitulados como númeroCEPCidade. Em comparação com o modo pergunta/resposta, os formulários permitem esta contextualização. 

Um formulário de boa qualidade permite ao usuário saber quais informações entrar e inseri-las nos campos apropriados. 

Os formulários devem ser legíveis

A separação dos grupos por espaços, linhas, cores ou outras indicações visuais facilita a localização: o gancho visual é mais fácil se as quebras de linha estiverem incluídas a cada 5 itens, mais ou menos. O número de telas para uso frequente e sistemas lentos deve ser minimizado. Os itens dependentes ou ligados devem ser apresentados na mesma tela. Depois de validar o formulário, é preciso confirmar as informações importantes que foram digitadas, através de uma mensagem explícita e, jamais exibir uma nova página sem informar o usuário de que as informações digitadas foram levadas em conta.


Processamento de um formulário

Este exemplo é particularmente destinado aos programadores. Ele ilustra o processamento de um formulário de inscrição em uma única página da Web, pois quando os dados solicitadas ficam em várias páginas, é preciso implementar outros mecanismos, incluindo recapitular as informações digitadas antes de submetê-las. 

O usuário preenche o formulário e o submete. Os campos obrigatórios e o formato dos dados são controlados no navegador. Este primeiro controle, ainda que não exaustivo, permite evitar a interação com o servidor web. Se forem detectados erros, o formulário menciona os campos errados, reposicionando o cursor, por padrão, no campo que contém o erro. 

Os dados são enviados para o servidor e controlados novamente. Esta nova verificação é muito importante porque assegura a integridade dos dados do banco e filtra as tentativas de invasão ou destruição de dados. O sistema deve, então, verificar se os dados foram realmente escritos. Se o sistema não conseguir salvar os dados após um determinado número de tentativas, uma página de erro será enviada para o usuário, mesmo se a probabilidade disso acontecer é quase nula. 

Uma mensagem de confirmação (e-mail) é enviada com um resumo das informações inseridas para evitar o risco do usuário ter ignorado a mesma. O sistema de e-mail assíncrono permitindo informar o usuário. Além disso, o usuário gostará de poder guardar sua inscrição em sua caixa de mensagens. A página de confirmação com o resumo das informações digitadas é enviado para o navegador do usuário. 

Conclusão

A aplicação destas recomendações vai permitir o aumento da qualidade ergonômica dos formulários através de uma melhor orientação dos usuários, a minimização de suas ações, uma maior compatibilidade entre a forma e seus hábitos e tarefas, uma melhor administração de erros, etc. Tudo isso tornará a utilização mais simples, mais satisfatória e com menos risco de erros.

Fonte: br.ccm.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário