Com 300 milhões de usuários em todo o mundo, o LinkedIn é uma grande rede social profissional. Seu sucesso é devido a uma mudança nos métodos de recrutamento, ou seja, para as empresas e profissionais, os estágios iniciais de recrutamento também passam pela internet. Para atender as necessidades dos profissionais, o LinkedIn lançou várias ferramentas para facilitar o relacionamento. Quais são essas ferramentas? De que maneira as empresas podem utilizar a rede social profissional para o recrutamento?
Compreender melhor o profissional na rede social LinkedIn
LinkedIn amplia sua oferta na rede profissional, assim como o Viadeo. Ela também é uma plataforma onde as empresas podem divulgar e discutir suas atividades e desenvolver relações comerciais, ou B2C (empresa para cliente) ou B2B (empresa para outra empresa).Vários serviços são oferecidos quanto a oportunidade profissional:
Páginas de negócios, anunciantes diretos em conteúdo patrocinado para produtos e empresas de marca, etc. Ao permitir que os usuários mostrem suas habilidades e experiências, LinkedIn também promove o e-recrutamento.
Por que recrutar através de uma rede social profissional
A internet tem revolucionado a procura de emprego. Os candidatos começam procurando trabalho pelas plataformas de currículos e promovem o recrutamento online. A identidade digital também é particularmente importante para os candidatos. De acordo com uma pesquisa realizada em abril 2014 Regionsjob.com, 82% dos entrevistados têm um perfil profissional online. A mesma pesquisa estima que 33% dos entrevistados publicam conteúdo online para promover seus conhecimentos ou habilidades.Esta revolução também tem afetado as práticas de contratação para a empresa, principalmente para o executivo ou chefe de recursos humanos, pois facilita o acesso a informações adicionais sobre um candidato em potencial. Ele também permite uma pesquisa com base em critérios específicos sejam quais forem as necessidades e o tamanho do negócio.
Vantagens para a empresa
Acesso facilitado a grupos de usuários com base em sua formação ou seus interesses profissionais, Informações mais detalhadas e confiáveis sobre as origens e habilidades d o profissional,Contato facilitado pela rede ou pelo LinkedIn.
Maneiras de realizar o processo
Consulta dos perfis dos candidatos,Publicação de um anúncio proativo,
Procura de um perfil em particular.
O LinkedIn também oferece recrutadores de RH e ferramentas dedicadas: LinkedIn Recruiter e LinkedIn Jobs.
Como recrutar no LinkedIn
Como otimizar a presença corporativa na rede social
A página do LinkedIn da Empresa é onde os candidatos têm uma primeira visão da empresa. Portanto, este é um meio pelo qual a empresa pode mostrar a sua cultura, o seu negócio ou especialidade.Como enviar um anúncio online
O LinkedIn Jobs permite a publicação de anúncios na rede social. Eles são distribuídos aos candidatos em função das correspondências. Eles também podem ser compartilhados pelas comunidades profissionais.Os anúncios são agrupados em páginas Jobs.
Escrever uma descrição do trabalho,
Prever uma promoção do anúncio após a sua publicação,
Avaliar os feedbacks em tempo real.
De acordo com dados fornecidos pelo LinkedIn, um anúncio pago é visto 500 vezes em média, e recebe mais de 50 pedidos.
O LinkedIn Jobs também permite a procura com base em critérios ou palavras-chave, como competências, formação, nome da empresa, etc.
Como identificar candidatos passivos
São perfis que se enquadram às necessidades da empresa, mas não entram numa abordagem ativa para procurar emprego. No entanto, eles podem ser receptivos a uma nova oportunidade profissional. O LinkedIn Recruiter propõe uma ferramenta social focada em perfis de investigação. Ela fornece acesso a vários recursos, como entrar em contato via InMail, fazer pesquisas mais precisas usando vários filtros e adicionar perfis semelhantes, mesmo após a primeira pesquisa e sugestão de candidatos, etc.Como entrar em contato com candidatos ou profissionais
Um candidato ou profissional pode ser contatado de várias maneiras: Usar a opção InMail, ou seja, o sistema interno de mensagens do LinkedIn pago. Saiba mais sobre o envio de InMails,Tirar proveito de sua rede para entrar em contato com um profissional com uma relação comum,
Entrar em contato com um profissional usando os seus dados pessoais, caso ele proponha um link para o seu currículo online.
Fonte: http://br.ccm.net
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