sábado, 3 de dezembro de 2016

Gerenciandoo espaço do disco no Mac



Para manter seu Mac com um bom desempenho, você precisa fazer a manutenção do disco rígido. 

Como administrar o espaço do disco

Para obter as informações necessárias, clique no Finder > Arquivo > Obter Informações. O tamanho do espaço aparece na janela de informações, que se encontra ao lado da palavra Disponível

Para aumentar o espaço livre, remova pastas, apague itens pessoais e salve os dados em um disco externo. 

Como aumentar o espaço do disco

Apague os itens obsoletos, não usados há muito tempo ou desnecessários: 
Coloque os itens desnecessários na Lixeira e não se esqueça de Esvaziar a Lixeira depois. Para esvaziar a lixeira basta manter pressionado o ícone da mesma no Dock, e selecionar Esvaziar a Lixeira

Limpe a caixa de correio do seu e-mail. Para isso, vá em Eliminar itens apagado > Todas as contas > Caixa de Correio > Eliminar Mensagens Indesejadas. Na pasta Photos escolha Photos e selecione Esvaziar Lixo do Photos. Na pasta de multimídia iMovie acesse Arquivo > Mover para a Lixeira ou Arquivo > Mover Clipes rejeitados para o lixo para apagar os itens indesejados. Ou então escolha Arquivo Economizador de Espaço para apagar todos os vídeos de um evento. 

Como limpar o disco

Existem diversos softwares que poderão te ajudar a limpar o seu disco e ganhar espaço. Dentre eles:

AppTrap para Mac

AppTrap para Mac vai te ajudar a remover qualquer tipo de programa com eficácia. O programa acaba com todos os traços associados a softwares desinstalados abrindo espaço no seu disco. O AppTrap está nas Preferências do Sistema e funciona em segundo plano. Muito leve, ele não interfere no desempenho do seu Mac. 

CleanApp

Cleanapp mostra todas os aplicativos instalados em seu Mac, integra uma busca Spotlight e classifica os mesmos. Ele identifica os aplicativos que você instalou há algum tempo e ainda não usou, ou muito pouco. Ele sugere a remoção do programa. O Log-Service registra todas as alterações no sistema de arquivos e o CleanApp informará quais arquivos você deve excluir para ganhar espaço no seu disco. 

IceClean

IceClean é um sistema de manutenção e otimização do Mac eficaz. Com este programa fica muito fácil otimizar e limpar o seu disco. O programa possui uma interface amigável e bastante fácil de usar. 

Remova os itens transferidos desnecessários. Com o passar do tempo, os itens transferidos pela internet se acumulam na pasta de transferência no seu Dock. Eles ocupam um grande espaço no seu disco. Remova-os sempre. Para isso, vá no Dock e mantenha a tecla Ctrl pressionada e, ao mesmo tempo, clique no ícone de Transferências > Abrir Transferências. Em seguida, arraste os itens desnecessários para a Lixeira e, logo a seguir, Esvazie a lixeira

Observação: se você não conseguir visualizar o ícone Transferências no seu Desktop, abra o Finder, selecione sua pasta de início na barra lateral e, em seguida, clique duas vezes na pasta transferências. 

Como compactar ou mover os arquivos muito grandes para outro disco

Para localizar os grandes arquivos, clique no ícone do Finder > Inicio > Arquivo > Pesquisar. Abra o menu local Tipo e escolha. No item Selecione um atributo de busca, escolha Tamanho. E valide com Ok. Altere o menu local Igual para É maior que e o menu local KB para MB. Digite um tamanho mínimo de arquivo, como 100 MB, por exemplo, é um bom início. Você pode aumentar ou diminuir o valor, dependendo do que queira obter como resultado. 

Como compactar os grandes arquivos e as pastas

A compactação de grandes arquivos/pastas permite aumentar o espaço livre de seu disco. E nada impede de expandi-los em caso de necessidade. Para isso, basta selecionar o arquivo/pasta Editar > Compactar. Clique em Controle e em um arquivo. No menu Ação clique em Compactar.. A extensão de arquivos compactados é .ZIP. Para descompactar basta clicar duas vezes no arquivo. 

Observação: se você compactar um arquivo apenas, ele conservará o seu nome inicial ZIP. Se você compactar diversos arquivos, o nome aparecerá como arquivo ZIP. 

Como mover arquivos para outros discos

Você pode mover e/ou salvar arquivos e pastas, que não usa com frequência, para um disco externo, um pen drive ou FireWire. Você também pode movê-los para um disco que esteja conectado ao AirPort ou qualquer outra rede. Para completar, você também pode gravar seus arquivos e pastas grandes em CD ou DVD.

Fonte: http://br.ccm.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário