sábado, 3 de dezembro de 2016

Otimizando o SEO do seu blog WordPress

O sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS) WordPress é utilizado pelos usuários para publicar um blog. Mas, para que o site seja visível nos resultados de pesquisa sobre um tema específico, incluindo o Google, é preciso cuidar do seu SEO. Para isso, veja algumas técnicas simples a serem aplicadas na criação de um blog. .

Compreender o SEO

SEO é uma técnica utilizada para tornar o conteúdo de uma matéria o mais visível possível para os usuários que vão fazer uma pesquisa sobre um tema. A maioria dos usuários usam os motores de busca para encontrar informações. Com base em palavras-chave, o motor de busca oferece resultados de conteúdos correspondendo a essas palavras. 

O blog WordPress, seu conteúdo e sua estrutura, devem poder fornecer respostas específicas para os motores de busca, para que sejam colocados em uma boa posição nos resultados. 

Como agir sobre a estrutura do WordPress

Submeter um plano do site aos motores de busca

Você deverá criar um mapa do site para que os motores de busca encontrem tudo mais facilmente no blog e utilizar a extensão XLM Sitemap para indexar os artigos. Baixe a extensão pela guia Extensões > Adicionar no Painel de controle e configurá-la para o blog. 

Como definir suas categorias

Para definir suas categorias, dê uma estrutura legível e clara para o blog, definindo categorias, de modo que os artigos sejam publicados nas categorias apropriadas. Escolha palavras que possam ser utilizadas como palavra-chave para os motores de busca.

Como criar links entre os artigos

Multiplique os links no conteúdo do blog, propondo conexões que acrescentem alguma coisa aos itens existentes. Os motores de busca levam em conta um conteúdo mais rico. Algumas extensões permitem adicionar um link para um artigo de referência com palavras-chave pré-definidas. Porém, cuidado para não abusar dos links e tornar o artigo ilegível para o leitor. É melhor escolher alguns links, você mesmo, e informar o leitor sobre os mesmos. Por exemplo, prefira um link sobre um conjunto de palavras "Neste artigo sobre SEO" em vez de uma única palavra, tipo, "Leia aqui". 

Como escolher os bons permalinks

Os permalinks (links permanentes), ou seja, o URL do artigo, são muito importantes. Eles contêm informações importantes para o leitor e para os motores de busca. Assim, renomeie o URL do artigo com 2 a 4 palavras que contenham informações sobre o artigo, usando palavras-chave relacionadas ao mesmo no campo lexical do tema abordado (ex: www.nomedoblog.com/otimizar-SEO-blog-wordpress). Evite sobrecarregar o URL. Se as configurações do blog consideram a data de quando o artigo foi publicado, altere as configurações na guia Permalinks > Configurações e marque a caixa Estrutura personalizada

Como otimizar o conteúdo para SEO

Usar h1 e h2

h1h2h3, etc. são usados para priorizar as informações para os motores de busca. O h1 é a tag informada por padrão para o título do artigo em um blog WordPress. Se este não for o caso, altere o tema em Aparência > Editor > modelo para alterar 
single.php
. Enquadrar <?php the_title(); ?> com as tags h1

Ex: h1 ?php the_title(); ? h1 
As tags h2 até h6 devem ser informadas no campo Texto do artigo. 
h1 Título do artigo h1 
h2 Título da Parte 1 h2 
h3 Legenda da Parte 1 h3 

Use palavras-chave que respondam às perguntas dos usuários e que se enquadram no campo lexical do tema geral do artigo. 

Como indexar as imagens utilizadas

As imagens adicionadas ao blog também contêm informações úteis para os motores de busca. Renomeie as fotos usando palavras-chave relacionadas com o artigo das quais elas fazem parte. Preencha os campos Alternate Text (Texto alternativo) e Title (Título) durante o download: 


Como adicionar extensões no blog

Algumas extensões ajudam a otimizar o SEO dos artigos no WordPress. Se elas forem devidamente configuradas e utilizadas, elas analisam a estrutura e os artigos postados para responder mais eficazmente às solicitações dos motores de busca. Estas extensões podem ser instaladas em Extensões > Adicionar. As extensões recomendados são SEO by Yoast , All in One SEO Pack, etc. 

Como evitar o "conteúdo duplicado"

conteúdo duplicado (conteúdo dobrado) faz parte das práticas desaprovadas pelos motores de busca, pois é considerado como spamdexing (SEO abusivo). 

Nos artigos, propor um conteúdo próprio ao blog, mesmo que se trate da atualização de uma parte, ou de todo um artigo antigo. Aliás, verifique se o artigo não foi incluído em outro blog. Na estrutura do blog, evite a duplicação das páginas, indicando que os artigos ou páginas que aparecem em várias categorias, ou várias palavras-chave, não são repetições. Esta manipulação pode ser realizada graças ao plugin SEO by Yoast . 

Como atualizar o conteúdo existente

Atualizar regularmente o conteúdo do blog WordPress indica aos motores de busca que o conteúdo proposto é atual e relevante. Complete a atualização regular com links em novos artigos para alcançar antigos posts do blog. Os artigos antigos também podem ser atualizados com uma simples adição de links internos para os artigos mais recentes.

Fonte: http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário