sábado, 3 de dezembro de 2016

Usando o Twitter



Com mais de 200 milhões de usuários no mundo, o Twitter faz e desfaz os boatos na internet. Das revoltas no Irã ao marketing, passando pela atualidade da Web 2.0: nada passa desapercebido pela rede social. Mas, na verdade, como funciona? 

Twitter é uma plataforma gratuita de microblogging que permite a difusão de mensagens curtas (antes limitadas a 140 caracteres) para uma lista de contatos pessoais. Em outras palavras, é uma plataforma de intercâmbios popular onde se concentra uma importante comunidade virtual, criando uma rede online. 

Como o Facebook, o Twitter permite criar uma lista de amigos, mais comumente chamados de Seguidores. Depois de adicionados às suas listas de contatos, eles poderão seguir suas atividades, ou seja, todas as mensagens que você postar no Twitter. Você não quer que desconhecidos vejam o que você publica? Sem problema, o Twitter permite restringir o acesso ao seu perfil, através da opção Protect my updates (Proteja meus posts). 

Você também poderá criar sua própria lista de contatos pessoais, ou seja, as pessoas que você está Seguindo. Para isso, basta buscar contatos no motor de busca integrado ao próprio Twitter: 

Como se cadastrar

Para se cadastrar no Twitter, basta acessar a página de inscrição. Para criar seu perfil, entre um endereço válido, uma senha e dois identificadores particulares. Quanto a este último ponto, recomendamos: 

Nome completo: é o nome que você usará no Twitter. Por isso, é melhor escolher o nome de sua empresa ou marca, pois você será identificado com mais facilidade. 

Nome de usuário: na realidade, é o nome que aparece no URL do seu perfil do Twitter. Aqui, também recomendamos botar o nome de sua empresa ou da marca, se eles ainda estiverem disponíveis. Leia Como utilizar o Twitter em seus negócios

Como funciona

Depois de configurar a sua conta, você já pode utilizar o Twitter. No menu horizontal, situado na parte superior direita, clique em Home. A página que aparece é a página principal do Twitter, aquela na qual você poderá digitar suas mensagens e ler as dos outros. 

Como redigir uma mensagem

Para compor suas mensagens, basta clicar no campo What are you doing?. Lembre-se de que agora você não precisa digitar apenas 140 caracteres. Depois de ter digitado a sua mensagem, clique em Update. Assim, a mensagem será enviada e aparecerá no topo da página central. Isto significa que, daqui para frente, sua mensagem ficará visível para todos aqueles que te seguem. Estas mensagens são chamadas de tweets

Observação: a parte central também é onde você encontra as mensagens enviadas pelos seus contatos, ou seja, as pessoas que você segue. Se você quiser que sua mensagem seja melhor referenciada, ponha um # (hashtag) antes das palavras. 

Como procurar contatos

Passada a fase do cadastro, o Twitter vai perguntar se você deseja adicionar amigos à sua rede, propondo-lhe automaticamente ou indo buscar os endereços em seu catálogo de endereços no seu diretório de e-mail. Cabe à você decidir se quer acessar sua caixa de e-mail pelo Twitter! 
Você não é obrigado a seguir seus amigos “reais”, você pode seguir marcas para obter informações exclusivas e blogueiros, caso aprecie suas publicações. Para procurar amigos, você pode usar o Encontrar amigos (bonequinho com o sinal “+”) ou digitar o nome da pessoa no campo da Lupa, localizados na parte superior da tela. 

Funções avançadas

Mensagens diretas

Como o nome já diz, quando você clicar em Mensagens diretas localizadas na barra lateral à direita, você acessa o equivalente ao que pode ser a sua caixa de e-mail pessoal no Twitter. 

Responder à uma mensagem: @

Quando você quiser responder a um Tweet, basta clicar no ícone Responder (setinha curva, apontando para a esquerda), situado sob o tweet que você deseja comentar, para o Twitter te mandar para o campo de digitação de mensagens... onde você verá aparecer @+ o pseudônimo do usuário que postou o link. Saiba que esta resposta é pública e que aparecerá no feed de sua rede! 

Como dar continuidade a um tweet: RT @

Você encontrou um tweet interessante e quer divulgá-lo em sua rede? Você deve efetuar a mesma manipulação de quando respondeu e botar RT (Re-Tweet) depois do @. Em seguida, você pode copiar ou reformular a mensagem que deseja divulgar. 

Como fazer uma busca

Também é possível pesquisar no Twitter, utilizando o motor de busca localizado no lado esquerdo da interface (Lupa). Com ele, você verá os trending topics, ou seja, as expressões mais buscadas no Twitter. 

Como criar uma sinergia com seu site

Você pode aspirar seu fluxo do Twitter para o seu site ou blog. Também é recomendado criar um botão do Twitter em seu site para transformar seus visitantes em seguidores. Para criar este botão, clique aqui 

Contas certificadas

O Twitter lançou as contas certificadas para lutar contra o roubo de identidade. Para as empresas, a certificação ainda não está em vigor, mas o site propõe postar sua solicitação para uso posterior.

Fonte: http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário