Se você acha que alguém usou sua conta do Gmail sem o seu conhecimento, saiba que é possível encontrar o histórico de suas conexões. Assim, você poderá tirar suas dúvidas e, em caso de confirmação de invasão, reconfigurar o seu Gmail para que isto não aconteça novamente.
Como ver se alguém entrou na sua conta do Gmail
É muito fácil encontrar as informações sobre as atividades realizadas em sua conta do Gmail, como a data e a hora do último login, assim como os endereços IP usados para acessá-la. Para acessar essas informações, vá no canto inferior direito da página inicial do Gmail e veja a data e a hora de sua última atividade:
Se a data e a hora não corresponderem ao seu último login, clique em Detalhes para obter mais informações:
Você conhecerá o endereço IP da pessoa que está ou esteve conectada a sua conta, conferindo datas e horários de acesso.
O que fazer se a sua conta do Gmail for invadida
Existem algumas ações que poderão te ajudar a descobrir se a sua conta do Gmail foi invadida e outras para proteger o acesso indevido da mesma. Siga as recomendações abaixo.
Como configurar um alerta para atividades incomuns
Ainda na janela Atividades nesta conta, abaixo das informações das atividades, você verá o item Preferência de alerta (mostra um alerta para atividades incomuns). Clique no link Alterar para abrir as opções. Se a opção Mostrar um alerta para atividades incomuns não estiver marcada, selecione-a.
Como certificar-se de que um intruso não acessou a sua caixa de entrada
O Gmail tem uma opção que permite encaminhar automaticamente todos os e-mails recebidos para uma caixa de correio de sua preferência. Recomendamos que você verifique se o seu intruso não ativou esta opção, porque se esse for o caso, isso significa que ele recebe todos os seus e-mails na pasta Todos de sua caixa de entrada.
Para verificar se isso aconteceu com você, basta clicar no roda dentada da sua conta do Gmail (na parte superior direita) e acessar as Configurações. Na aba Encaminhamento e POP/IMAP, o item Encaminhamento, mostra se você já o tinha configurado, um endereço de e-mail para o qual você quer que sejam encaminhados todos os seus e-mails (seu endereço de e-mail aparecerá no campo dedicado). Caso você não tenha configurado esta opção, obviamente nenhum endereço de e-mail deverá aparecer. Se você visualizar um endereço desconhecido neste campo, exclua-o. Este é o endereço da pessoa que invadiu o seu e-mail.
Se achá-la perigosa, você pode desativar esta opção e, se ainda não redefiniu a sua senha, faça-o o mais rapidamente possível.
Como fechar todas as sessões do Gmail em seus dispositivos
Se você constatou que alguém usou ou está usando a sua conta, desconecte-se. Para isso, clique no botão Sair de todas as outras sessões da Web para sair de todas as sessões abertas em todos os dispositivos e, depois disso, se ainda não o fez, redefina a sua senha do Gmail.
Fonte http://br.ccm.net/faq/
Nenhum comentário:
Postar um comentário