quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Madden NFL 25: como jogar


Madden NFL 25 é o mais novo jogo da franquia de games de esporte mais popular nos Estados Unidos. A série completa duas décadas e meia de vida em 2013 e vem ganhando cada vez mais fãs no Brasil. Sendo assim, o TechTudo preparou um pequeno guia para você entender como jogar Madden NFL 25. O game foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360, iOS e Android. Versões para PS4 e Xbox One também foram confirmadas.

Entendendo o futebol americano

Antes de tudo é preciso se familiarizar com o futebol americano, no qual o objetivo do time é chegar à endzone (área pintada no fim de uma lateral do campo) adversária com a bola e fazer um touchdown. Ou seja, levar a bola de um lado para o outro do campo. Isso deve ser feito em downs, ou descidas. Ao todo, cada jogada pode ter até quatro downs e, até o último, a equipe precisa andar no mínimo 10 jardas.

O quarterback é o responsável por armar as jogadas e dar os passes. É ele quem escolhe a formação para cada down. A defesa adversária também tem um capitão em campo, que tenta “adivinhar” o que seus rivais vão fazer e montar o melhor posicionamento para evitar seus avanços. Ao passar por 10 jardas ou mais, o time inicia uma nova série de descidas.

Se não der, pode chutar um punt, devolvendo a bola para o rival, ou um field goal, que é um chute que pode dar três pontos se a bola entrar no gol. Um touchdown dá seis pontos, além de um chute de bonificação que pode dar mais um. Cada equipe utiliza 11 atletas em campo, mas há substituições ilimitadas e também jogadores especialistas, como o kicker, que só chuta, e por isso, mais de 30 normalmente atuam em cada time num jogo.

Obviamente, há variações e termos diferentes no meio disso tudo: há as interceptações, quando um passe pode ser diretamente roubado por um defensor, fumbles, quando um recebedor perde a bola, faltas por diversos motivos, como offside, que seria ao avançar antes da saída de bola, e prorrogações para definir jogos que terminaram empatados no tempo normal.


Explicar futebol americano em pouco espaço e apenas escrevendo é complicado, mas este infográfico do Globoesporte.com pode ajudar bastante. De qualquer forma, esta é apenas uma introdução para quem é novo no esporte – o que não é caso da maioria do público de Madden NFL 25, que normalmente já tem alguma relação com o FA e com a própria NFL.

Ataque: passes e corridas

No Madden, o usuário assume mais o papel de quarterback no ataque. Ele escolhe suas jogadas e arca com as consequências. É possível seguir as dicas do jogo, só apertando “X” quando a opção GameFlow está ativada, ou então apertar “Quadrado” e seguir para o menu onde você mesmo escolherá a sua jogada.

No menu de jogadas, você pode escolher os lances por formação. Mesmo que você não tenha muita noção das regras do jogo, é só olhar as imagens. Veja como o time vai ficar no campo em cada opção e escolha a que achar mais adequada para o momento. Alterne entre um passe ou uma corrida tocando no botão que for indicado abaixo da jogada.

E se caso você perceber que a defesa está armada para lhe dar um bote, é possível dar uma guinada e mudar tudo com atalhos no controle. Apertando "X", você pode dar as suas instruções ao time, como variar a jogada, mandar correr ou passar.

Digamos que a jogada individual seja um passe em que os recebedores vão correr para a frente. Na hora, você vê que a defesa está posicionada. Aperte "R3", depois "triângulo", toque em quem você quer dar o passe e mude a sua movimentação usando os analógicos. As opções de variação aparecem na tela. Assim, você poderá surpreender seu rival.

Depois disso, hora do snap, ou seja, de sair a bola. Há um relógio no lado direito superior que mostra o tempo que o usuário tem para fazer a jogada. Para iniciá-la, toque em “X” e a bola será passada para o quarterback. Visualize bem os movimentos da defesa e claro, dos seus companheiros, para evitar um sack – ser derrubado por um oponente.

Cada possível recebedor fica identificado por uma tecla do controle. Para passar a bola, é só tocar nesta tecla. Mas há algumas variações. Um toque leve, a bola vai mais alto. Com uma pressionada, ela vai mais forte e reta. Se você puxar o direcional, ela segue pro lado, seja direito, esquerdo, em frente ou para trás.


Mas só dê o passe quando notar que o recebedor está livre ou em vantagem em relação ao defensor. Nos níveis mais fáceis, você pode até acertar o passe ou simplesmente ter a bola desviada e ter um passe incompleto caso não siga esta dica. Porém, nas dificuldades altas, é certa a interceptação – roubada de bola do defensor que dá a posse dela ao time adversário.

Quando estiver correndo com a bola, aperte “bola” para girar, mova o analógico direito se quiser dar fintas de corpo ou aperte “triângulo” para soltar. Segure "R2" para correr. Usando tudo isso da maneira certa, será possível evitar os defensores e avançar para mais perto da endzone em busca de um touchdown.

Defesa: blitzes e zonas

A defesa é um exercício de leitura do ataque. Assim como nas jogadas ofensivas, há uma série de possibilidades e é possível tanto posicionar manualmente o time como só seguir, de forma prática e simples, o GameFlow. O controle dos jogadores, porém, é diferente do que acontece no ataque.

Você primeiro escolhe uma jogada. Depois, pode configurar os Audibles ou então apertar o botão "L2" para tentar adivinhar o que o adversário vai fazer e mudar o comportamento dos jogadores, ou também o "R3", que assim como nos ataques, pode definir a trajetória de um único atleta naquela descida.

Caso ache que o adversário vai correr, aperte "L2" e coloque uma opção de "Run", para uma das direções. Se for passar, marque "Pass" e, no "R3", selecione um defensor forte para se preocupar com o quarterback e um rápido para marcar possíveis recebedores. É quase a estratégia usada em um jogo de xadrez, mas é preciso pensar rápido.

Então, é só esperar e apertar “bola” para selecionar um defensor. Para derrubar quem for carregar a bola do time adversário, aperte “quadrado”. Para tentar roubá-la, "R1".

Se quiser fugir de um bloqueio, "R2" para correr e direcional para a direção desejada. E para trocar o personagem para o que está mais perto da bola, pressione “bola”.

Para interceptar uma bola, troque para o jogador mais perto do recebedor e depois fique pressionando “triângulo”. Se conseguir, tente correr o mais rápido possível para já botar seu time em uma condição boa de ataque e reiniciar o jogo. Até você se acostumar, vai demorar um pouco, mas depois, isso é uma excelente arma – especialmente online.

Dominar a defesa depende de dominar o ataque. Caso você conheça bem o sistema de ataque do jogo, aprenderá a ver as posições adversárias e a se defender. Porém, mesmo assim, não se surpreenda se ainda for pego por um passe inesperado. O jogo é mesmo imprevisível.

Treine e leia bastante

O segredo do sucesso no Madden NFL 25, assim como no esporte, é o treinamento. Leia sobre o futebol americano em si e sobre o jogo, como o próprio site do game, e pratique suas jogadas ofensivas e defensivas. Além de amistosos e partidas online, há outra maneira de evoluir no jogo: o modo de treinamento.

O Skills Trainer do Madden NFL 25 tem um tutorial detalhado de ataque e de defesa que é muito interessante. Aqui, você leu alguns passos básicos. Lá, há exemplos da aplicação da teoria na prática e a possibilidade de treinar passes, corridas, interceptações, variações de lances, posicionamentos de jogadores e muito mais.


Faça os drills até conseguir a nota máxima neles e só então vá para o campo para tentar colocar tudo o que aprendeu em prática. Se não conseguir, treine mais um pouco. Varie o seu jogo ao máximo. Não repita muitos passes ou corridas, nem as posições de defesa, e siga evoluindo. Assim, certamente, você se sairá bem em Madden NFL 25.

Fonte http://stylegam.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Esse jogo me conquistou de um geito magnífico adoro esporte ligas competição, TKS pelas dicas

    ResponderExcluir