Um bom currículo, nos dias hoje, é essencial para conseguir um emprego, tudo começa por ele, por isso, é imprescindível um currículo bem feito.
Os principais erros dos currículos são excesso: de experiências narradas, de inovação gráfica, de números de documentos, é perca de tempo entregar calhamaços, cheios de "perfumaria", mas carentes de dados objetivos e, pior, com erros de português, uma ou duas páginas (para os mais experientes) é suficiente.
Além de um documento bem escrito, é preciso garantir a apresentação com informações concisas e fáceis de serem analisadas, nunca use a tática "enche linguiça".
Use uma fonte Arial preta. Nos dados pessoais, não precisa lista todos os seus números de documentos. O que tem de ter é nome, endereço, telefones (atualizados), e-mail, data de nascimento e estado civil, sem foto
Não é preciso iniciar com "Curriculum Vitae" ou "Currículo": pode começar diretamente pelo seu nome, com isso você ganha espaço para dados mais relevantes, como suas as experiências profissionais, concentre-se nas últimas três ou quatro empresas ou nos últimos dez anos de trabalho, é preciso ainda indicar seu cargo e quais foram suas principais responsabilidades e seus resultados.
Enviar o currículo por e-mail é bem mais prático do que entregar na porta da empresa ou, pior ainda, pedir para um amigo ou parente levar na empresa em que ele trabalha, mas você deve seguir alguns preceitos, anexe o currículo, pode ser no formato no .doc do Word, no assunto da mensagem você pode escrever: "Apresentação de currículo" ou especificar sua área de interesse ou posição.
No corpo do e-mail, seja objetivo, apresente-se brevemente, em apenas uma ou duas linhas. Um exemplo: "Boa tarde. Meu nome é 'tal' e gostaria de me candidatar à vaga 'X'".
Seguindo todas essas dicas tenho certeza que você será chamado para um entrevista bem rápido e quem saber ser escolhido para a vaga e começar a trabalhar num emprego que você sempre sonhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário