quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Transformação digital na empresas

Com o crescente uso de dispositivos móveis e de rede sociais, os novos meios de contato com clientes forçou as empresas adaptarem-se a eles. 

A digitalização de uma empresa chama-se ‘Transformação Digital’. Ela não se restringe simplesmente a criação de uma página do Facebook e uma conta do Twitter ou alterar o equipamento de TI. Ela é uma das principais estratégias relativas a todas as partes de uma empresa, sendo a maneira privilegiada de comunicação com o treinamento de seus funcionários.

O que é a transformação digital

A transformação digital de uma empresa é a atividade global de digitalização. Aplica-se tanto aos equipamentos de computador como ao relacionamento com o cliente, marketing e conteúdos digitais, armazenamento de dados na nuvem, ao modo de pagamento, à estratégia de mídia social, etc. 

Além do advento da telefonia móvel, os consumidores estão cada vez mais propensos a usar as redes sociais como canal de relacionamento privado e profissional. Assim, as empresas tiveram que se adaptar a estas novas formas e aderir ao digital. 
O desafio da transformação digital na empresa

As empresas que já aderiram ao digital viram o seu volume de negócios aumentar ostensivamente, enquanto que o crescimento para outras pena a decolar. 
A pesquisa Global, realizada pela Bisagi e publicado pela revista Exame mostrou que, no Brasil, 96% das empresas “enfrentam turbulência durante processos de transformação digital”. Na entrevista realizada pela pesquisa ficou claro que houve uma aceleração nas iniciativas de adesão à transformação digital no Brasil e que 73% dos pesquisadores e 83% das pessoas entrevistadas pensam que a atualização pode, sim, aumentar a competitividade. No entanto, todos são unânimes quando se trata de falar das dificuldades vividas pelas empresas: “fatores como a velocidade para implementar as mudanças e a complexidade dos processos corporativos representam obstáculos para a maioria das empresas que vislumbram este processo de transformação”. 

Em se tratando do ritmo de mudança na empresa, na América latina, o Brasil lidera com 39% de empresas que estão no processo de transformação digital, seguido pelo México com 27% e a Colômbia com apenas 20%. 

Ainda, no relatório desta pesquisa, o Brasil aparece como o pais que possui a maior porcentagem de profissionais entrevistados acreditando que o maior risco, nesta iniciativa para qualquer empresa, é a falta de preparação na hora de implementar um projeto de transformação digital. 

A importância da Social Room para as grandes empresas

A ‘Estratégia de Mídia Social’ é um dos parâmetros chave de uma transformação digital bem sucedida. Para conversar com seus clientes nas redes sociais, criar apelos e divulgar conteúdos, ser reativo, lançar um produto, criar um evento ao vivo de vídeo, testar produtos, algumas empresas criaram e mantém uma ‘sala social’, um centro nevralgico que reúne especialistas em mídias sociais de uma empresa. Mas, este processo é geralmente reservado para as grandes empresas. 
Antes de embarcar em uma estratégia de mídia social desta magnitude, é melhor começar devagar e proceder na ordem. Para obter sucesso na sua transformação digital, uma empresa deve controlar vários pontos (recursos informáticos, utilização dos recursos e perfis de funcionários) e fazer as perguntas certas de acordo com o seu setor. Para uma pequena empresa, a transformação é um verdadeiro desafio. 

Como começar a transformação digital: questões e prioridades

Antes de lançar a transformação digital de sua empresa, um responsável pelo processo deve fazer as seguintes perguntas antes de definir as suas prioridades: ela está realmente pronta e motivada para realizar essa mudança, sua equipe está envolvida? Trata-se de uma atualização ou de uma verdadeira transformação digital? A empresa já definiu os valores que ela gostaria de compartilhar com seus clientes? Seu tamanho permite-lhe manter uma equipe digital dedicada? Será necessário um recrutamento? Como usar os recursos informáticos? 

O CEO deve, em seguida, definir uma estratégia adaptada à empresa: ao seu tamanho, às suas necessidades e ao seu setor de atividade. O business model (modelo de negócio) também pode precisar de uma revisão. 

Operar pelo campo

A transformação digital é uma visão ‘holística’, uma estratégia global. Se a empresa está pronta para passar para o outro lado, ela deve, em seguida, ‘polarizar’ várias áreas de transformação, sem negligenciar nenhuma. Eis aqui como as definiu Accenture (em francês): 

Estratégia de transformação (orçamento alocado), 
Produção digital (inovação), 
Experiência cliente (Comunicação multicanal com o cliente), 
Cultura & operações (formação dos funcionários). 
Como formar os colaboradores e quais seus desafios

A digitalização de uma empresa é muito mais do que apenas uma mudança de recursos informáticos. Seja qual for o tamanho da empresa, ela terá que atingir todos os funcionários, quer tenha ou não uma equipe digital dedicada. 

Os funcionários não devem em hipótese alguma ficar de fora desta estratégia, porque eles podem ser o fator que permitirá que a transformação digital seja bem sucedida. O envolvimento e o comprometimento de todos os funcionários é indispensável, exigindo a formação e/ou o desenvolvimento de todos os funcionários. A estratégia pode precisar do recrutamento de novos funcionários exclusivamente dedicados ao digital, de preferências com perfis dinâmicos e ágeis, ‘digital native’ (nascidos com a internet). 

Fonte http://br.ccm.net/faq/

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