quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Compartilhando impressoras



Como compartilhar uma impressora para que ela se torne acessível em qualquer computador de uma rede Microsoft Windows NT/2000/XP: 

Em primeiro lugar, é preciso entender a conexão entre os computadores e a impressora. Vamos admitir que os computadores PC1, PC2, PC3 são conectados à rede com um hub, switch ou roteador e com cabos retos e, ignorar a conexão internet das máquinas. 

Para começar, vamos ter que situar os dois casos. Note-se que as impressoras com servidor de impressão são, consideravelmente, mais caras do que uma impressora padrão. 

Compartilhamento de uma impressora com um computador servidor

Temos uma impressora IMP1 conectada por USB ou LPT em um PC1 e gostaríamos que o PC2 e o PC3 pudessem usar esta impressora. Este é o caso mais simples e mais geral para uma rede particular com uso de baixa intensidade. 

Depois de verificar se o PC1 consegue imprimir bem uma página na IMP1, vamos ativar o compartilhamento da impressora: 
Vá em Computador > Painel de controle > Impressoras e faxes. Deveríamos encontrar a IMP1, a não ser que a impressora esteja mal instalada e o PC1 não esteja conseguindo usa-la. Clique, com o botão direito do mouse, na IMP1 > Propriedades > Compartilhar e selecione Compartilhar esta impressora. Dê um nome para a impressora, mesmo que isso não tenha importância, e utilize um nome sem espaços. Se versões anteriores ao Windows NT quiserem utilizar a IMP1 no PC1, instalaremos os drivers para elas (W95/98/NT). Clique em Ok e defina o PC1 como Servidor de impressão da impressora IMP1

No PC2 e no PC3, fazer a mesma manipulação: 
Vá em Computador > Painel de controle > Impressoras e faxes. Clique em Adição de impressora. O assistente vai iniciar, clique em Avançar. Selecione Uma impressora de rede conectada a um outro computador e clique em Avançar. Em Conexão à esta impressora, digite 
\\PC1\IMP1
 e clique em Avançar. Selecione Sim para utilizar a impressora padrão e fechar o assistente. 

Pedimos ao PC3 e ao PC2 para se conectarem ao PC1 para encontrar a impressora IMP1, chamamos o PC1 de servidor de impressão, para poder imprimir em outro computador (PC2 ou 3), é fundamental que o servidor de impressão esteja ligado e funcionando (nenhuma sessão deve estar aberta, mas o Windows deve ser iniciado). Se esta solução não convier, será preciso um servidor de impressão: 

Compartilhamento de impressoras com um sistema de servidor de impressão

O servidor de impressão se encontra na própria impressora (ou em uma caixa externa, muito cara hoje em dia). Ele ajuda a conectar a impressora IMP2 a uma porta de rede RJ45. A IMP2 será reconhecida como um computador independente na rede e será conectada da mesma forma que o PC1, 2 ou 3, com um cabo RJ45 reto, no interruptor. 

A utilização de um servidor de impressão permite que qualquer computador (PC1, 2 ou 3) utilize a impressora sem nenhuma outra máquina ligada. O servidor de impressão que tínhamos no início, quer dizer, o PC1, é substituído pelo servidor de impressão da impressora. Como foi dito antes, ela será reconhecida como um computador independente, terá um endereço IP e se comunicará com os mesmos protocolos que os computadores. 

O uso de um servidor de impressão não pode ser explicado porque é totalmente diferente para cada servidor, mas o manual pode ser encontrado no site Internet do fabricante ou, muitas vezes, ser fornecido com o servidor de impressão. 

Fonte: http://br.ccm.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário