quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Mini-vídeos para a empresa



Vine para iOS e o Vine para Android, o Cameo, o Instagram para Anroid, o Instagram para iOS e para os outros sistemas de PC e os internautas mais jovens, todos têm, pelo menos, um aplicativo de mini-vídeo instalado em seu telefone. Divertimento, compartilhamento, rapidez, esses aplicativos têm tudo para agradar. E, do ponto de vista de marketing, o potencial dessas ferramentas é incontestável! 

Videoclipes: a razão do sucesso

A ascensão dos mini-vídeos começou em 2012 e se espalhou como fogo na palha. Alguns segundos de vídeos gravados e compartilhados provocam um buzz entre os amigos mas, não só isso. Entre as razões do sucesso dos mini-vídeos estão: 

A facilidade de uso: da realização até a recepção e o compartilhamento, todos os passos são simples, 

O potencial de viralidade: o vídeo já tem, nativamente, um formato viral. Mas se, além disso, ele for curto e leve, é o jackpot, 

A velocidade: 6 segundos para um vídeo Vine, algumas dezenas para a versão do Instagram... 

O funcionamento: o usuário baixa o aplicativo em seu telefone e cria uma conta, ou associa-o a uma conta de uma rede social, como a conta do Twitter para o Vine, por exemplo). Ele começa a sua atividade de cineasta e paralelamente constitui uma rede de amigos para o aplicativo. Ele pode identificar em seu banco de assinantes os seus contatos habituais, que já estão registrados. O aplicativo também pode ajudá-lo a descobrir novas contas, muitas vezes por afinidade temática. 

Para criar um vídeo, nada mais simples: você pressiona o botão Gravar para lançar a gravação e tira o dedo para pará-la. É possível retomar ou terminar e, em seguida, aplicar filtros no vídeo e adicionar comentários. Finalmente, o usuário publica o vídeo em sua conta e compartilha com seus amigos, seus contatos, que estarão ansiosos para Curtir ou Compartilhar

Como uma empresa podem usar o mini-vídeo

Os mini-vídeos podem responder a diversos objetivos de comunicação diferentes: 
Desenvolver uma campanha de publicidade para a marca, 
Fazer um teasing, 
Fazer uma demonstração (atenção, o formato é curto), 
Fazer um tutorial (para obter um efeito em termos de impacto psicológico), 
Informar (para os jornalistas), 
Comunicar internamente na empresa (eventos , etc). 

Como com qualquer estratégia de comunicação, é preciso definir uma meta, um objetivo, um tom e/ou um estilo. 

Os trabalhos sobre o storytelling podem ser oportunos para o roteiro: quantos vídeos deverão ser feitos? O que eles devem contar e como? Onde e quando a ação se desenvolve? 

Para enriquecer a realização: com a maioria das ferramentas para mini-vídeos, paramos e retomamos a gravação a qualquer momento, possibilitando assim as montagens, a alteração do enquadramento, o aparecimento e desaparecimento de um objeto e o seu deslocamento. 

Para divulgar seus vídeos, você pode optar por ficar no universo do aplicativo, ou seja, na sua rede, ou compartilhá-los em outros meios. 

A vantagem da primeira solução é o aumento da visibilidade. A desvantagem é que os mini-vídeos têm uma forte identidade visual e pode perder o sentido se estiverem fora de seu contexto original. O melhor é respeitar seu ambiente natural: um vídeo Vine terá o seu lugar no Twitter, por exemplo. 

Aplicativos de mini vídeos

Vine

Este aplicativo é interessante porque é o mais geral. É ele que oferece a melhor audiência de compartilhamento no Twitter e no Facebook, para 6 segundos de filme, no máximo,. É um aplicativo que deve ser escolhido se o alvo for jovem e conectado, e se estivermos prontos para desenvolver um material do tipo feito em casa. 

Instagram

O Instagram (Facebook) desenvolveu a funcionalidade de vídeo para competir com o Vine (Twitter). A vantagem deste aplicativo é a possibilidade de fazer vídeos com uma duração de 15 segundos, além dos três filtros para aplicar na imagem, que dão uma aparência gráfica à mesma. O interessante é poder escolher a imagem de cobertura, aquela que vemos quando o vídeo ainda não foi visto. 
Ele é vantajoso se a marca/empresa já estiver bem estabelecida no Instagram, com um público substancial. Seus assinantes do Instagram serão os primeiros a descobrir os mini-vídeos. 

Cameo

É o aplicativo mais criativo de todos. Cameo é faz parte da rede Vimeo. Uma referência não só para os cineastas experientes, como para os menos perfeccionistas. O inconveniente é a sua fraca audiência e por isso, pouco indicado para criar o "buzz". Vantajoso para aqueles que querem dar uma dimensão estética às suas produções.

Fonte: http://br.ccm.net/faq/

Nenhum comentário:

Postar um comentário